Notícia

Receba nossa newsletter:

19/01/2017 15:36

2017 é o Ano do Turismo Sustentável

Clique na imagem para ampliar
O secretário geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Taleb Rifai, foi o anfitrião da cerimônia de lançamento do Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, na manhã de hoje, logo após a abertura da Fitur 2017. O lançamento, que contou inclusive com contagem regressiva realizada pelas autoridades presentes, foi marcado por discursos de autoridades como o primeiro-ministro da Georgia, o vice-presidente de Honduras, o ministro de Assuntos Exteriores da Espanha, representantes da Comissão Europeia, e da Unesco, também agência da Organização das Nações Unidas, que elegeu o turismo sustentável como tema para o ano de 2017.

A representante da Comissão Europeia, Elzbieta Bienkovska, fez questão de ressaltar que sua participação no evento tinha o objetivo de enfatizar a importância do turismo para a União Europeia. “Quero dizer que o turismo conta. O setor responde por 26 milhões de empregos na União Europeia e projetamos a criação de outros cinco milhões de empregos no turismo nos próximos dez anos”, disse. O ministro espanhol de Relações Exteriores destacou os números do país – que recebeu a cifra recorde de 75,3 milhões de turistas internacionais no ano passado. “Também é importante dizer que o turismo somente pode ser sustentável. A Espanha foi um dos primeiros países a criar áreas naturais protegidas e, no ano passado, celebramos o primeiro centenário da lei de parques nacionais. Hoje temos 42 áreas protegidas”, contou.

O secretário geral da OMT destacou os eventos e ações da organização para a comemoração do ano do turismo sustentável. Com audiência de mais de 65 ministros, Taleb Rifai destacou o exemplo da Costa Rica no desenvolvimento do turismo sustentável. Ele anunciou ainda a lista de embaixadores do Ano do Turismo Sustentável, com empresários, representantes de destinos e empresários de diferentes segmentos. Rifai também listou as principais áreas em que o desenvolvimento do turismo sustentável deverá atuar: expansão de economia inclusiva e sustentável; redução da pobreza e desigualdades sociais; melhor eficiência energética e proteção ambiental; valorização da diversidade e dos patrimônios; e paz e segurança.

Fonte: Bonito Net
 
Parceiros
Clima em Bonito MS