Notícia

Receba nossa newsletter:

23/07/2019 08:15

Abismo Anhumas, um convite para os turistas aventureiros em Bonito

Clique na imagem para ampliar
É de aventura que você gosta? Então o Abismo Anhumas, uma criação da natureza, distante 23 km do centro de Bonito, é o seu destino perfeito, que já começa pelo preço de R$ 1.120,00 por pessoa e um belo desafio: a descida de rapel de uma altura de 72 metros, algo comparado a um prédio de 26 andares, por uma fenda na rocha de uma imensa caverna que abriga um lago de 80 metros de profundidade e dezenas de formações calcárias.

O rapel, atividade do esporte de aventura que foi criada a partir do alpinismo, praticado com o uso de cordas e equipamentos adequados, é o único meio de transporte para acessar e se aventurar a conhecer o interior da caverna subterrânea. Não por acaso o Abismo Anhumas é quase um sinônimo de aventura.

Mas não basta ser aventureiro e louco por adrenalina. Por questão de segurança, antes da descida do abismo é preciso passar por um cursinho de rapel, um treinamento obrigatório realizado em uma plataforma de 10 metros de altura, que você pode agendar na agência de turismo ao comprar o passeio.


A descida de rapel é a única maneira para acessar e se aventurar a conhecer o interior da caverna subterrânea (Foto: Ecoadventure)

Depois do treinamento, se você tiver coragem de encarar a descida vertical com certeza irá se sentir recompensado. Lá embaixo encontrará um lago de águas cristalinas com largura comparada a um campo de futebol, onde poderá praticar flutuação, mergulhar e contemplar os cones formados há milhares de anos por gotejamentos de água calcária.

Após a descida, o turista chegará a um deck flutuante onde monitores estarão esperando para dar todo o apoio necessário. Há um bote inflável que é usado para dar uma volta no entorno do lago, e durante o giro são passadas informações pelo monitor que conduz a embarcação.

Os que preferem fazer flutuação para conhecer a caverna de dentro do lago com máscara e snorkel são conduzidos por outro monitor. É possível descer até 18 metros e explorar a profundidade do lago, sem acompanhamento do guia, mas só para quem tiver certificação de mergulho e equipamento com cilindro de ar comprimido.

Por dia, há um limite máximo de 20 visitantes e cada passeio tem mínimo de dois visitantes. O passeio tem duração de 6 horas e o retorno ao topo da caverna pode ser mais tranquilo, especialmente para quem não se sentir muito à vontade com a prática do rapel. Na subida você é içado para o alto até o ponto de onde desceu.

Equipamentos – No preço do passeio estão incluídos todos os equipamentos considerados essenciais: capacete com touca higiênica, colete salva-vida, lanterna, roupa de neoprene, sapato de flutuação, máscara, snorkel, nadadeiras, matérias de primeiros socorros, além do treinamento de rapel, acompanhamento de guia e seguro contra acidentes.

O passeio não inclui serviço de transporte. O translado para o Abismo Anhumas é por conta do turista, ou seja, de carro próprio, taxi ou alugar uma van se estiver em grupo. O acesso é pela rodovia MS-382, que liga Bonito a Porto Murtinho, caminho também para a Gruta Lago Azul e Gruta São Miguel, dois atrativos na lista dos mais procurados pelos turistas em Bonito.


Placa na rodovia MS-382, que liga Bonito a Porto Murtinho, indica o caminho para o Abismo Anhumas e também para a Gruta Lago Azul e Gruta São Miguel (Foto: Reprodução)

Fonte: Bonito Net
Parceiros
Clima em Bonito MS