Notícia

Receba nossa newsletter:

22/10/2019 14:27

Atrativos do Grupo Rio da Prata completam 10 anos de Certificação em Segurança

Clique na imagem para ampliar
Os atrativos do Grupo Rio da Prata, Estância Mimosa e Recanto Ecológico Rio da Prata, localizados em Bonito e Jardim (MS) completam em 2019, 10 anos de Certificação dos seus Sistemas de Gestão de Segurança (SGS). Os passeios de ecoturismo se destacam também por serem pioneiros na certificação ISO (*) - norma internacional para organizações com atuação em turismo de aventura. O Recanto Ecológico Rio da Prata foi o primeiro no Brasil a receber a certificação ISO 21101 na modalidade caminhada e flutuação (snorkeling) e a Estância Mimosa se tornou o primeiro atrativo do Brasil a receber a certificação ISO 21101 na modalidade caminhada e banho de cachoeiras.

Os Sistemas de Gestão de Segurança - SGS foram implantados entre 2008 e 2010 nos atrativos, através da participação no Programa Aventura Segura da Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA, e são certificados anualmente pela ABNT Certificadora.
O objetivo do SGS é prevenir incidentes nos atrativos, permitindo aos visitantes aproveitar as atividades ao ar livre com diversão e segurança, e também preparar o atendimento e remoção de emergência caso ocorra algum acidente.

De acordo com a ABETA, "o SGS gera confiança, não só dos clientes para com a empresa, mas entre a empresa e seus colaboradores, parceiros e fornecedores, pois todos passam a ter certeza de que a operação é controlada e que se saberá como agir no caso de uma situação indesejada".
Ao longo desses anos, colaboradores da Estância Mimosa e do Recanto Ecológico Rio da Prata participaram anualmente de capacitações de primeiros socorros, salvamento aquáticos, simulados de acidentes e foram realizadas auditorias dos órgãos responsáveis pelo sistema visando melhorias e soluções.

Para Luiza Coelho, Diretora de Sustentabilidade dos atrativos, “manter nossos SGS certificados por 10 anos demonstra nosso respeito e comprometimento pelos nossos visitantes, nosso destino e nossa equipe. Isso também só ocorreu graças ao trabalho e esforço de todos os colaboradores, e principalmente dos nossos incríveis passados e atuais Representantes da Direção no SGS: Nádia Pisetta e Thyago Sabino. Manter um SGS certificado dá trabalho, mas ao mesmo tempo traz muita qualidade e melhoria contínua, e acima de tudo segurança, portanto compensa plenamente e é importantíssimo”.

“Sabemos que todas as atividades em meio a natureza oferecem riscos e o SGS vem para minimizar e preveni-los. Sua abordagem incentiva a analisar as atividades de ecoturismo, entendendo o meio ambiente e as necessidades dos guias, visitantes e equipe de trabalho.  Assim, o SGS tem um papel fundamental no processo de gestão de riscos, monitoramento e melhoria contínua da atividade. Ano após ano, o selo de certificação para atividades de caminhada, flutuação e banho de cachoeiras têm atestado a qualidade do nosso Sistema de Gestão da Segurança. Flutuar em águas cristalinas ou tomar um banho de cachoeira é muito bom, mas praticar uma aventura segura é melhor ainda”, revela Nádia Pisetta.


Empresas certificadas recebem homenagem durante abertura da Abeta realizada em 2010.​


Eduardo Coelho, proprietário dos atrativos do Grupo Rio da Prata recebe certificação SGS do ex- ministro do Turismo, Luiz Barreto, durante evento em 2010.


Certificação ISO

Em abril de 2014, foi publicada a Norma Internacional, ISO 21101 – Adventure tourism – Safety management systems – Requirements. No Brasil, em novembro de 2014, foi publicada a ABNT NBR ISO 21101, a partir dos trabalhos do Comitê Espelho da ABNT.  O sistema de gestão apresentado na Norma proporciona uma base estável, coerente e consistente para o alcance de uma operação segura e com qualidade por parte das organizações que operam atividades de turismo de aventura.  O conteúdo da Norma é direcionado ao aprimoramento da segurança na prestação dos serviços de turismo de aventura, ao atendimento à legislação, ao posicionamento do negócio no mercado internacional, à preservação ambiental e cultural, à consciência social e ao desenvolvimento econômico-financeiro.

O Recanto Ecológico Rio da Prata foi o primeiro no Brasil a receber a Certificação ISO 21101 na modalidade caminhada e flutuação (snorkeling). Já a Estância Mimosa se tornou o primeiro atrativo do Brasil a receber a certificação ISO 21101 na modalidade caminhada e banho de cachoeiras.


Flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata. Foto: Marcio Cabral.

Já a Estância Mimosa se tornou o primeiro atrativo do Brasil a receber a certificação ISO 21101 na modalidade caminhada e banho de cachoeiras.


Cachoeiras da Estância Mimosa. Foto: Daniel De Granville.​

A certificação ISO(*) (International Organization for Standardization) leva em conta toda a cadeia produtiva, incluindo a qualidade dos produtos e serviços prestados. O reconhecimento, em ambos atrativos, aconteceu em setembro de 2016.

Para mais informações, acesse: www.riodaprata.eco.br/sgs/ / www.estanciamimosa.eco.br/sgs/

Fonte: Recanto Ecologico Rio da Prata
Parceiros
Clima em Bonito MS