Notícia

Receba nossa newsletter:

16/12/2015 09:02

Atrativos turísticos de MS priorizam ambiente de trabalho seguro

Clique na imagem para ampliar
Por ser tratar de ambientes naturais, acidentes podem acontecer com uma maior freqüência, como, por exemplo, quedas durante o percurso das trilhas. Com o objetivo de prevenir os acidentes de trabalho alguns atrativos implantaram em sua operação o Sistema de Gestão de Segurança (SGS), desenvolvido pelo Programa Aventura Segura da Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA e certificado pela ABNT Certificadora.

A Estância Mimosa Ecoturismo, passeio de trilha e cachoeiras localizada em Bonito, e o Recanto Ecológico Rio da Prata, atrativo que oferece mergulho em águas cristalinas situado no município de Jardim, são exemplos. O Sistema foi implantado em 2008 e certificado em 2010.

De acordo com Luiza Coelho, Diretora de Sustentabilidade dos atrativos, “o objetivo principal do Sistema de Gestão de Segurança é prevenir a ocorrência de acidentes na empresa, mas caso ocorra ele determina também a forma com que o mesmo deve ser tratado. É um sistema completo que tem procedimentos e controles relacionados a todos os aspectos da empresa que são fundamentais para a segurança dos funcionários e visitantes. Ou seja, dentro do sistema existem desde Descritivos de Funções, Rotinas, Inventários de ocorrência de acidentes, Planos de Tratamento de Riscos, Inventário de Riscos, Procedimentos de Atendimento a Emergência e Procedimentos de encaminhamento de acidentado”, revela Luiza.

Através do SGS todos os funcionários participam de capacitações de primeiros socorros e simulados de acidentes a fim de garantir maior segurança para toda a equipe. “Essa capacitações acontecem anualmente e duram cerca de três dias e preparam nossos colaboradores para agir em situações de emergência”, diz Luiza.

“Colaboradores dos diferentes setores dentro dos atrativos participam de treinamentos específicos para saber lidar com situações referentes ao seu setor de trabalho”, revela Thyago Sabino, Biólogo dos passeios. “Os monitores que trabalham diretamente na água participam de cursos de primeiros socorros e salvamento aquático, os que trabalham na cozinha e campo além do curso de primeiros socorros também participam do curso de noções sobre incêndio, entre outros. Dessa forma, independente da ocorrência, sempre haverá pessoas capacitadas para lidar com qualquer tipo de situação”, acrescenta.

Antes da implantação do SGS nos atrativos alguns acidentes de trabalho foram registrados com colaboradores que atuavam na área da cozinha e também da pecuária. “Felizmente, nunca houve um acidente fatal ou que gerou invalidez permanente ao funcionário. Porém após a implantação do sistema ocorreu a redução dos mesmos, principalmente porque aumentaram as capacitações dos funcionários em cursos tanto de primeiros socorros, como relacionados aos seus próprios cargos e funções”.

Para prevenir acidentes a Estância Mimosa Ecoturismo bem como o Recanto Ecológico Rio da Prata disponibilizam itens de segurança para seus funcionários como EPI (Equipamento de Proteção Individual); kit de primeiros socorros espalhados em diversos pontos dentro da fazenda, tanto na logística do passeio em si quanto na sede e entorno; promovem treinamentos e procedimentos de prevenção de riscos; registram todos incidentes ocorridos visando já possíveis soluções para que não voltem a ocorrer e realizam auditorias dos órgãos responsáveis pelo sistema visando melhorias e soluções.

Essas ações tem como objetivo promover um ambiente de trabalho seguro para seus colaboradores, que Thyago Sabino define como “um ambiente no qual o funcionário pode desenvolver suas atividades de rotina sempre sobre um respaldo técnico sobre segurança em relação a integridade física. Caso ocorra algum acidente, a instituição já deve saber o que e como fazer para não agravar a situação, além de oferecer todo suporte ao colaborador ou visitante que sofreu algum acidente e principalmente trabalhar para que esses tipos de ocorrências jamais aconteçam”.

A conscientização dos proprietários pela segurança no ambiente de trabalho é vista com bons olhos pelos funcionários. “É muito bom saber que você trabalha em um atrativo que zela pelo bem-estar físico de todos colaboradores, e mesmo que aconteça algum incidente, a instituição fornecerá todo auxilio necessário”, diz Thyago.

Para o Juiz do Trabalho Marco Antonio de Freitas, Gestor do Programa Trabalho Seguro em Mato Grosso do Sul, a implementação dessas medidas de segurança é a demonstração de que o empresário se importa com as pessoas que o ajudam a alcançar o seu objetivo. “É a valorização da mão de obra empregada no desenvolvimento do negócio. Bonito sempre foi referência em exploração de atividades ecoturísticas com responsabilidade junto ao meio ambiente. A iniciativa do empresariado desta cidade na capacitação dos trabalhadores na prevenção de acidentes do trabalho é mais uma ação que engrandece a principal atividade desenvolvida nesse ícone do ecoturismo mundial. Atitudes como essa merecem ser divulgadas e louvadas, pois contribuem com o engrandecimento de toda a comunidade”, conclui.
Parceiros
Clima em Bonito MS