Notícia

Receba nossa newsletter:

18/05/2018 10:30

Bonito-MS participa do 2º Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo

Clique na imagem para ampliar
Reunindo especialistas da área de pesquisa e estatísticas de 25 observatórios de turismo do País, foi realizado o 2º Encontro da Rede de Observatórios de Turismo, em Foz do Iguaçu (PR). Representando Mato Grosso do Sul, estiveram presentes o Observatório Estadual de MS, bem como os das cidades de Campo Grande, Corumbá e Bonito.
 
O encontro possibilitou o debate de temas pertinentes a operação e melhoria das ações dos observatórios, com o objetivo de que se tornem mais dinâmicos, conectados e inovadores. Para a coordenadora do Observatório do Turismo de Bonito, Janaína Mainchein, o evento foi importante pela troca de experiências.
 
“Além disso, aprender um pouco mais com as boas práticas que vêm sendo utilizadas pelos observatórios é muito enriquecedor, pois ajuda no aprimoramento do nosso trabalho. É gratificante ver quase todas a regiões do Brasil representadas através de seus observatórios, mostrando que estamos no caminho certo, buscando uma maior profissionalização do turismo brasileiro", analisa Janaína.
 
Durante o encontro, foi discutida a necessidade de padronização dos indicadores básicos de pesquisas para haver maior integração entre os observatórios, fortalecendo os já existentes e incentivando a criação de outros em estados e municípios que ainda não dispõem do sistema de organização de dados e estatísticas.
Também foram realizados minicursos relacionados à utilização de conteúdos de turismo em mídias sociais - tendo em vista a nova tendência de monitorar o perfil dos turistas nas redes -, reputação de destinos e recomendação na internet, avaliação e mensuração de impactos econômicos, entre outros.
 
Ao final do encontro, foi criado um grupo de trabalho para dar continuidade as ações da rede. Entre os pontos importantes, frutos das discussões feitas com os demais profissionais presentes, estão: capacitação dos profissionais que atuam nos observatórios; necessidade da padronização dos indicadores básicos de pesquisas; inovação das metodologias de pesquisas; necessidade de analisar as informações coletadas, gerando conhecimento e apontando diretrizes. Outros tópicos que ganharam atenção são os trabalhos com tendências e projeções. ·         
 
O evento foi realizado pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Itaipu Binacional, responsáveis por viabilizar a participação dos demais Observatórios.
 
Sobre o Observatório do Turismo de Bonito
 
Coordenado pelo Bonito Convention e Visitors Bureau, o Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB) é um centro de pesquisa que tem como objetivo o levantamento sistemático e contínuo de dados relevantes sobre a atividade turística em Bonito-MS. De uma forma informativa e clara, o Observatório busca fornecer informações relevantes e atualizadas para embasar as tomadas de decisões de empresários, profissionais e gestores de turismo.

Fonte: Sato Comunicação
Parceiros
Clima em Bonito MS