Notícia

Receba nossa newsletter:

08/08/2022 09:11

COM 28 MIL TURISTAS EM JULHO, BONITO TERÁ MELHOR AGOSTO COM O FIB

Clique na imagem para ampliar
Mantendo movimento crescente de turistas desde a retomada da atividade, em meados de 2020, Bonito deverá receber um público superior a 30% acima do fluxo esperado para o mês de agosto com a realização do 21º Festival de Inverno (FIB), entre os dias 25 e 28. Isso significa pelo menos mais dez mil pessoas na cidade, estima o prefeito bonitense Josmail Rodrigues, otimista com o retorno do mega evento cultural no principal destino de ecoturismo do Brasil.

Quebrando recordes de visitantes em oito anos de acompanhamento do fluxo por meio do Observatório de Turismo e Eventos (OTEB), Bonito registrou o melhor mês de julho desde 2015. A cidade recebeu 28.995 turistas, a maioria do Sul e Sudeste, com 71% de ocupação hoteleira (em janeiro foi 75%), taxa considerada muito alta para o período. Em sete meses, o destino recebeu 150.039 turistas e a manter a evolução deve chegar a 250 mil até dezembro – recorde de todos os tempos.

Festival gera expectativa

Segundo Juliane Salvadori, secretária municipal de Turismo, a cidade está preparada para receber o fluxo de visitantes esperado para agosto. Hoje Bonito tem 6.500 leitos na rede hoteleira e ainda 350 casas de locação para temporada. Essa infraestrutura – garante – permite que o destino ofereça boas acomodações e um atendimento de alto padrão. “Receber mais turistas é excelente, mas manter o foco na qualidade nos serviços é essencial”, disse.


O adiamento do FIB para agosto, na avaliação da secretaria, contempla o turismo. Juliane explica que agosto é um mês sem feridos e a realização do evento do Governo do Estado aquece o setor. “Sem contar que teremos um dos melhores festivais, com retorno em alto estilo, excelentes shows, oficinas, capacitação, cursos e uma programação que engloba todas as vertentes culturais. A divulgação antecipada também vai estimular o turista”, estima.

Visitações só aumentam

Os números positivos do fluxo turístico em julho constam no boletim divulgado pelo Observatório de Turismo e Eventos de Bonito, que mantem monitoramento mensal coordenado pelo Bonito Convention & Visitors Bureau e apoio da Fundação de Turismo do Estado e da secretaria municipal de Turismo. O levantamento do desempenho do destino inclui ainda os dados econômicos de Jardim e Bodoquena (Serra da Bodoquena).

Conforme os dados coletados, o valor médio de uma diária em apartamento duplo em Bonito, no período, oscilou entre R$ 534,00 e R$ 208,00. O movimento no aeroporto estadual também foi recorde, com desembarque de 4.010 pessoas. Ou seja: 13,83% do total de visitantes optaram pelo transporte aéreo. O destino é operado pela Azul e Gol, com voo direto com Congonhas (SP). O recorde de desembarques era de maio de 2021: 2.550 pessoas.

O número de visitações aos atrativos também cresce: em julho, foram comercializados 89.944 vouchers pelas agências de turismo, superior ao mesmo período de 2016 (63.587). No comparativo a julho de 2021, houve um aumento de 69,27%. A flutuação pelos rios de água transparente é o passeio predileto, com 21.551 visitações, vindo a seguir os balneários (18.509), cachoeiras (14.244) e a Gruta do Lago Azul (12.778), esta com ocupação de 84%.
Fonte: Lugares.eco
Parceiros
Clima em Bonito MS