Notícia

Receba nossa newsletter:

13/12/2019 08:14

ESPECIAL IDB: passeio ao redor da maior dolina da América do Sul é no Buraco das Araras

Clique na imagem para ampliar
Imaginem uma enorme cratera cercada de vegetação, que serve de habitat natural para as araras vermelhas. Elas constroem seus ninhos nas fendas da pedra e dão um verdadeiro espetáculo de beleza, exibindo suas lindas cores voando de um lado para o outro produzindo seus sons característicos. Imaginou e gostou? Então você precisa conhecer o Buraco das Araras.

Localizado na Fazenda Alegria, em Jardim, o passeio fica a aproximadamente 55 quilômetros de Bonito. O atrativo, hoje, se consolidou como um local para contemplação, observação e fotografia de aves, principalmente as araras vermelhas que são a maioria na região.



O Buraco das Araras fica em uma das maiores dolinas do mundo, sendo a maior da América do Sul. Ela mede aproximadamente 100 metros de profundidade e 500 metros de circunferência.



Ouvir a história do Buraco das Araras e contemplar a riquíssima fauna e flora do lugar mostra que a natureza nos recompensa se cuidarmos dela com paciência e amor.

PASSEIO

O percurso total do passeio é de cerca de 900 metros, com duas paradas para observação – a caminhada é super leve e tranquila. Em cada parada de observação existe um mirante bem estruturado que nos permite ter uma ótima visão do tal ‘buraco’ – que na verdade é uma dolina.



Os grupos são de no máximo 13 pessoas, mais o monitor/ guia que acompanham o visitante durante todo passeio. No Buraco das Araras, o turista terá a oportunidade de desfrutar da observação de aves, especialmente das araras vermelhas.



Logo no começo do passeio, ainda na trilha, já é possível ouvir o canto das araras, que, aliás, são muitas. O local possui aproximadamente 120 delas, sendo 60 casais que voam de um lado para o outro na enorme cratera de arenito, uma formação geológica resultante do colapso de rochas que criam essa enorme cavidade.



Turistas do mundo, além de estudiosos, ficam encantados com o cenário e a quantidade de pássaros que tem no local. Uma coisa que impressiona muito também é que no fundo do Buraco há um lago que é habitado por um jacaré.





Ao final do percurso da visitação dos mirantes, o visitante retorna ao quiosque do receptivo para descansar na área de convivência. O atrativo conta com: loja de souvenires, sanitários, área de espera (com TV e café), máquina de cartão, wi-fi, redário e estacionamento. 



Vale ressaltar que o passeio é ótimo para crianças e também fornece toda estrutura aos visitantes que possuem deficiência física. Além disso, o Buraco das Araras fornece serviço bilíngue por meio de monitores e guias especializados.



SEU MODESTO, UMA AULA DE HISTÓRIA AO AR LIVRE

Com um sorriso no rosto e esbanjando energia, Modesto Sampaio, de 78 anos, mais conhecido como o ‘Seu Modesto’ é uma figura. Alegre e sempre disposto a uma boa prosa, ele adora contar a história do Parque das Araras, o qual ele é proprietário há mais de duas décadas.



Seu Modesto e seus contos, já fazem parte da experiência do atrativo. Além das pessoas se encantarem com a formação geológica, araras e toda estrutura que o passeio fornece, no final, ainda tem a oportunidade de tomar o tereré com o Modesto. Desta forma, os visitantes conseguem ter contato com um personagem real que ajudou e ainda ajuda o turismo crescer em Bonito e região.
Não é difícil encontrar o Seu Modesto pelo parque. Dono da fazenda, ele foi o responsável em transformar lugar para o Ecoturismo. Modesto também sempre aparece para acompanhar os visitantes durante o passeio.





(Modesto ao lado de turistas gaúchos.)

O simpático senhor conta que assim que ele comprou a fazenda e descobriu que havia um enorme buraco no meio dela, a notícia não foi tão boa, pois eles tiveram que cercar todo o local para evitar que o gado caísse. Com o passar dos anos, o lugar também foi atraindo a curiosidade de pessoas, nem sempre para apreciar a beleza das aves que lá viviam, mas com outros propósitos como treinar tiros, soltar fogos e demais atividades que ameaçaram o local e fez com que as aves fossem espantadas de lá.



Com o tempo o Senhor Modesto e sua família conseguiram restabelecer a organização no local, assim como a fauna e flora, recuperando o ambiente e atraindo novamente as araras vermelhas.



Depois de todo trabalho de conservação, o seu Modesto não para. Agora, em 2019, ele resolveu virar youtuber para contar a história do Buraco das Araras. CLIQUE AQUI E VEJA OS VÍDEOS.

MAIS DE 150 ESPÉCIES DE AVES REGISTRADAS

Considerado ‘santuário das araras vermelhas’ 120 delas vivem na fazenda do Seu Modesto. Mais de 150 espécies de aves já foram registradas na propriedade por monitores ambientais especializados na observação/fotografia de aves.



Fonte: Bonito Informa
Parceiros
Clima em Bonito MS