Notícia

Receba nossa newsletter:

19/05/2022 09:33

Inspira Ecoturismo: Fundtur participa de evento internacional em Bonito para discutir o segmento

Clique na imagem para ampliar
A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FundturMS) é parceira do Seminário Internacional Inspira Ecoturismo, realizado pelo Sebrae/MS. Por meio do projeto Polo Sebrae de Ecoturismo, o evento acontece entre os dias 18 e 21 de maio, em Bonito (MS), destino que é considerado referência mundial no segmento.
Para Bruno Wendling, diretor-presidente da FundturMS, o ‘Inspira’ será um evento importante para que toda a cadeia produtiva discuta o ecoturismo, o turismo de natureza, a conservação, as novas tendências do turismo de natureza, melhoria dos produtos, inovação e para que haja troca de experiências.
“É um evento que vai trazer empresários, gestores públicos, pessoas importantes do mercado nacional e internacional, como representantes da Costa Rica, do Perú e do Chile para ajudar nas discussões e conceitos acerca do ecoturismo. A ideia é trabalhar para a melhoria das atividades dentro do nosso país para que a gente se fortaleça e, claro, mostre para o Brasil que o Mato Grosso do Sul é referência em ecoturismo e turismo de aventura no continente e no mundo”, complementa.
Um dos principais destinos de turismo do MS e eleito 16 vezes como o Melhor Destino de Ecoturismo pela revista Viagem e Turismo, além das paisagens exuberantes Bonito construiu um sólido modelo de gestão sustentável do Turismo. Alguns exemplos são a criação de um Voucher Único com controle da capacidade de carga, implantação do Sistema de Gestão da Segurança (SGS) nos atrativos e uma governança fortalecida no Conselho Municipal de Turismo.
“O Inspira Ecoturismo vem para fortalecer o segmento do turismo como um todo e Bonito é a cidade ideal para receber esse tipo de ação. É um dos principais destinos de Mato Grosso do Sul, é uma referência internacional em Ecoturismo e tem uma governança local atuante. O Sebrae sempre apoiou a profissionalização do setor no município e o seminário é mais uma ação nesse sentido”, afirma o diretor superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.
Programação
Durante os quatro dias de evento serão realizados talks, oficinas e palestras com especialistas, além de visitas técnicas a destinos da região e encontro de negócios. As oficinas e painéis serão transmitidas ao vivo, de forma on-line, pelos canais do Sebrae/MS. A programação também contará com o lançamento oficial do Polo de Referência e Disseminação de Conhecimento no Ecoturismo, o Polo Sebrae de Ecoturismo.

Entre os temas que serão abordados no Inspira Ecoturismo, estão segurança no turismo de aventura, estratégias de mercado, políticas públicas, turismo sustentável, inovação, desenvolvimento local e sustentabilidade. Também acontecerão mostras e painéis abordando o empreendedorismo dentro do ecoturismo.

A FundturMS e Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa) apresentam a oficina "Estratégias de Mercado no Ecoturismo” na quarta-feira (18.05). A ideia é tratar sobre a importância da coleta e interpretação de dados para traçar ou embasar uma estratégia de promoção e comercialização para destinos e negócios. Serão apresentados exemplos de ações de divulgação, comercialização on e offline e os resultados alcançados pelas instituições.

A oficina pretende disseminar a importância do levantamento, organização e utilização de dados de forma a nortearem ou ratificarem estratégias e ações públicas ou privadas. Os participantes também terão a oportunidade de entender como construir uma estratégia de posicionamento digital no turismo.

Mais informações sobre o evento e toda a programação podem ser encontradas no site www.inspiraecoturismo.com.br. O objetivo é proporcionar aos participantes compartilhamento de conhecimentos, oportunidades de negócios, networking com profissionais e referências em atividades na área. Isso tudo com o intuito de inspirar e fomentar o empreendedorismo, a inovação e os negócios entre gestores relacionados com as atividades turísticas nos destinos com vocação para o turismo sustentável.

Polo Sebrae de Ecoturismo

O Polo visa a produção e disseminação de conteúdos para entidades, empresários, gestores e demais interessados na temática ecoturismo, para que possam compreender e implantar ações de forma prática na sua realidade – contribuindo assim para a construção de bases mais sustentáveis nos destinos turísticos do Brasil.

Para muitos destinos brasileiros, o Ecoturismo e Turismo de Natureza constituem oportunidades para o desenvolvimento. Para melhor aproveitarem esse potencial, os gestores empresariais e do setor público necessitam de orientações a fim de tornar os destinos e negócios mais competitivos e sustentáveis.
 
Texto: Débora Bordin - FundturMS, com informações da assessoria do Sebrae/MS
Foto: Prefeitura de Bonito
Publicado por: daraujo@fundtur.ms

fonte: turismo.ms
Parceiros
Clima em Bonito MS