Notícia

Receba nossa newsletter:

29/03/2022 10:41

MAIOR AQUÁRIO DE ÁGUA DOCE DO MUNDO FICA EM MS

Clique na imagem para ampliar
Inaugurado no dia 28 de março em Campo Grande, o Bioparque Pantanal (nova denominação do Aquário do Pantanal) é o maior aquário de água doce do mundo, contemplando todas as espécies e ambientes do complexo bioma e de outros ecossistemas do Brasil e de outros continentes. 

Segmentos do turismo, educação, pesquisa entretenimento ganham um empreendimento de 19 mil m² de área construído no Parque das Nações Indígenas.

O principal atrativo do Bioparque Pantanal é o circuito que forma o maior aquário de água doce do mundo, onde o visitante terá contato com as principais espécies de peixes do Pantanal e dos cinco continentes. São 150 tanques ativos, que abrigam 220 espécies neotropicais. Desse total, 33 tanques estão disponíveis para visitação, sendo 23 internos e oito externos, além de um tanque de abastecimento e outro de descarte de efluentes, totalizando um volume de cinco milhões de litros de água. 
O visitante terá acesso ainda a um ambiente aberto que representa o Pantanal na sua forma “bruta”, possibilitando contato com animais típicos do bioma, como o jacaré vivendo ao ar livre, e a sucuri. Uma passarela na área externa conduz ao mirante de contemplação de aves e outros animais em seu habitat natural. O complexo conta também com museu interativo, biblioteca, auditório com capacidade para 250 pessoas, sala de exposição e laboratórios de pesquisa para estudantes, cientistas e pesquisadores, além de espaços diferenciados para eventos.
Além do turismo

Os diversos tanques retratam, individualmente, ambientes harmonizando a fauna e a flora, contando com diversas espécies de plantas vivendo em suas variações de nível do lençol freático, com a cenografia do artista plástico, cenógrafo e ambientalista Roberto Alves Gallo. As veredas possuem também papel importante na fauna local, servindo como pouso da avifauna e refúgio de demais animais.

Os ecossistemas do Estado são retratados neste ambiente interno, como as nascentes e pureza das águas da Serra da Bodoquena, os rios de cabeceira (abrigam diversas espécies endêmicas), de Bonito (formações de rocha calcárea) e do Pantanal (grande variedade de peixes); banhados da sucuri, baía de cachoeira. Na área externa, a cenografia retrata, entre outros ambientes pelo mundo, a dinâmica da seca e cheia do Pantanal.

O Bioparque Pantanal oferece um novo conceito que une educação, pesquisa e conservação, promovendo projetos de pesquisa e conservação de espécies, valorizando o bem-estar dos animais e orientando seus visitantes pela educação ambiental. O museu, laboratórios de educação ambiental e pesquisa científica e centro de convenções, proporcionam um conjunto de atividades e experiências, de maneira inovadora, dinâmica e viva.

Outras atividades possíveis de serem realizadas dentro da unidade, e que serão importante gerador de receitas para sua manutenção, são os eventos: seminários, conferências, formaturas ou eventos sociais poderão ser realizados, aproveitando toda a dinâmica que o local oferece.

Com a bancada multimídia e a biblioteca disponíveis no primeiro piso, o visitante poderá também ampliar seus conhecimentos e pesquisas em diferentes temas de seu interesse. Serão oferecidos produtos e serviços nos restaurantes, lanchonetes e lojas de artesanato e souvenires que serão implantados ao longo do ano, visando complementar a experiência do visitante e proporcionar bem-estar durante a sua estada no ambiente.

Visita gratuita

Em 11 anos de obras, o Bioparque Pantanal recebeu R$ 230 milhões de investimentos do Governo e Mato Grosso do Sul. Projeto polêmico, com denúncias de superfaturamento no seu início (gestão do ex-governador André Puccinelli), tornou-se emblemático pela sua estrutura e concepção para o fomento ao turismo, entretenimento e desenvolvimento tecnológico e científico. Estima-se que o fluxo turístico vai dobrar a médio prazo.

Após a inauguração, o complexo passará por um ajuste final no seu acabamento, período em que o Governo o Estado, que assumiu sua gestão, fará um planejamento de visitação e comercialização do espaço, além de avançar na área da pesquisa. Brevemente, será disponibilizada uma plataforma ao público para cadastrar visitas guiadas.

A visita será aberta em maio, realizada com um guia-chefe e dez condutores. As pessoas vão se cadastrar e será emitido um voucher com dia e horário da visita, que será gratuita até 31 de dezembro deste ano, conforme anunciou o governador Reinaldo Azambuja. Durante o mês de abril, o espaço receberá um público diferenciado, que são os estudantes. A capacidade diária será de 300 pessoas, sendo 150 pela manhã e 150 à tarde.

O complexo foi inaugurado pelo governador Reinaldo Azambuja e o secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, gerando forte expectativa em todos os segmentos que integram a cadeia produtiva do turismo. Para o governador, o novo empreendimento se tornará também um centro de referências em pesquisas. “Estamos vivendo um momento, que vai ficar para a história”, disse Azambuja.

 “A gente conclui uma longa jornada de obras, de construção, e agora se inicia uma nova história. Um novo equipamento, com uma nova proposta para se tornar realmente algo de uma dimensão muito grande do ponto de vista não só turístico, mas também científico, educacional e de conscientização”, destacou Riedel.

Fonte: Lugares.eco
Parceiros
Clima em Bonito MS