Notícia

Receba nossa newsletter:

02/02/2018 08:55

Mais de 3.000 vistos eletrônicos já foram solicitados por norte-americanos

Clique na imagem para ampliar
 O M&E esteve em Nova York e cobriu com exclusividade este importante passo para o fomento do turismo nacional. O Itamaraty confirmou que nos últimos 5 dias mais de três mil vistos eletrônicos foram solicitados por cidadãos norte-americanos interessados em vir ao Brasil, seja a lazer ou a negócios.

Nesta quarta-feira (31), aqui no Rio de Janeiro, mais de 50 convidados, em sua maioria representantes de associações de turismo – prestigiaram um evento organizado pelo deputado federal Otávio Leite no Forte de Copacabana. O objetivo do evento era esclarecer os principais pontos do visto eletrônico e contou com representantes consulares dos Estados Unidos, Canada, Austrália e Japão.
Otávio Leite destacou a luta de duas décadas por parte do trade e de representantes do Congresso para aprovação do programa de flexibilização de vistos. “Essa luta pela implantação do programa é antiga e sabemos da sua importância para o incremento do turismo receptivo internacional”.

A presidente do Rio CVB, Sonia Chami, lembrou que o programa vai fazer com que o fluxo de turistas norte americanos volte a liderar o ranking entre estrangeiros na cidade. “Recebemos no ano passado 250 mil turistas que geraram US$ 248 milhões em divisas para o Rio”, disse. Já o presidente da BITO, Salvador Saladino, defendeu a volta do Air Pass como forma de aumentar a permanência de estrangeiros no país.

O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Michael Mckinley, por sua vez, destacou a iniciativa. “Acho que a medida facilita o intercâmbio turístico dos dois países e com a aprovação do Acordo de Céus Abertos os dois destinos serão beneficiados”, disse.
Já a embaixadora Maria Dulce Silva Barros, representante do Ministério de Relações Exteriores preferiu  lembrar que o Itamaraty jamais abrirá mão do programa de reciprocidade entre países. O programa ainda ganhou destaque por Nilo Sérgio Felix, secretário de Turismo do Rio de Janeiro que também estava presente.

Representando a ABIH-RJ, o vice-presidente José Domingo Bouzon destacou que o Rio sempre teve o potencial para conquistar lugar de maior destaque no cenário de turismo internacional, e agora tem ferramentas. “A abertura não poderia ter vindo em melhor hora, quando o turismo protagoniza a retomada econômica da cidade. Segundo levantamento da entidade, os americanos representam, atualmente, o principal mercado emissor de turistas internacionais para os hotéis cariocas – 7% do total de hóspedes estrangeiros, seguido pela Argentina (5%).

AUSTRÁLIA
O consulado da Austrália confirmou que a procura pelo programa de flexibilização de vistos daquele país para o Brasil cresceu 30% desde o início de funcionamento do programa. Os dados também foram divulgados durante a solenidade realizada nesta quarta-feira (31) no Forte Copacabana.

Na foto: O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Michael Mckinley

Fonte: Mercados & Eventos
Parceiros
Clima em Bonito MS