Notícia

Receba nossa newsletter:

15/04/2021 10:43

“Nenhum país tem o potencial para o turismo de natureza como o nosso”, diz ministro do Turismo em live

Clique na imagem para ampliar
Durante live transmitida pelas redes sociais na última terça-feira (13.04), o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, debateu as perspectivas de retomada do setor no país com a deputada Aline Sleutjes (PR). “O turismo foi o primeiro setor a ser afetado e, na parte de eventos, deve ser o último que vai se recuperar. Mas não tenho dúvidas que tem uma luz no fim do túnel. Nenhum país tem o potencial para o turismo de natureza como o nosso”, destacou Machado Neto.

O turismo de natureza é considerado uma tendência para o período pós-pandemia de Covid-19. Segundo o ministro do Turismo, um levantamento do Google mostra que antes da Covid-19, 10 a cada 100 buscas eram sobre turismo de natureza. Após o início da pandemia esse número saltou para 54, o que demonstra como é possível crescer com o melhor aproveitamento da diversidade e belezas naturais presentes no Brasil.

“Qual país tem seis biomas? Pantanal, Pampa, Mata Atlântica, Amazônia, Caatinga e Cerrado. Nós ainda temos nossa Amazônia Azul com mais de 8 mil quilômetros de costa, temos mais de 37 mil quilômetros de rios e temos ainda a maior fauna de peixes do mundo”, destacou o ministro.
Gilson Machado Neto pontuou ainda as ações realizadas pelo governo federal em apoio ao setor de turismo no país. “Desde o início agimos muito rápido focados na manutenção dos postos de trabalho, através do pagamento do auxílio emergencial, da flexibilização da jornada de trabalho e da suspensão temporária dos contratos de trabalho, com a MP 936 que salvou muitos empregos.

Também atuamos na garantia dos direitos dos consumidores para remarcação dos serviços e, ao mesmo tempo, evitar a falência em massa dos prestadores através da MP 948, que foi reeditada. Destinamos ainda R$ 5 bilhões através do Fungetur para 29 instituições financeiras em todo o país”, exemplificou.

Anfitriã da transmissão, a deputada federal Aline Sleutjes destacou a relevância do setor de turismo no Brasil. “A gente sabe que o turismo gera muita renda, dá condições de empregabilidade, desenvolvimento industrial. O turismo é maravilhoso, corresponde a 9,3% do PIB mundial e no Brasil é responsável por 8% da nossa economia”, disse.

Em complemento, Gilson Machado Neto destacou o papel do setor na recuperação econômica. “O turismo tem condição de ser tão ou mais importante para a economia do que o agronegócio. O PIB do turismo é de apenas 8% e mesmo neste patamar empregamos 7 milhões de brasileiros. Temos a capacidade de crescimento rápido e de ser um motor da economia. Temos uma cadeia hoteleira pronta com mais de 45 mil hotéis, uma estrutura aeroportuária pronta, BRs prontas e potencial para gerar emprego nos 52 segmentos do turismo”, citou.

VACINAÇÃO - O ministro também reforçou a importância da vacinação e da adoção de protocolos de segurança para proteção de turistas e trabalhadores do setor. “Temos vários protocolos de segurança, o cidadão tem que se cuidar. Vamos sim vacinar toda a população brasileira e a tendência é que com o avanço da vacinação, as atividades possam ser retomadas”, avaliou. O Brasil vacinou até o momento mais de 27,8 milhões de pessoas e distribuiu 47,8 milhões de doses às 27 unidades da federação.

Para finalizar, Machado Neto citou a iniciativa desenvolvida com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para promoção de eventos rurais. “Estamos catalogando todos os estados brasileiros e, a partir do fim da pandemia, vamos fazer um grande evento rural. Os eventos rurais serão culturais também e vamos fazer isso juntamente com a Secretaria Especial da Cultura. É uma orientação do presidente Bolsonaro fomentar a cultura local, fomentar novos talentos e, através desses eventos rurais, dar oportunidade aos músicos locais e compositores de mostrar o seu talento”, destacou.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Parceiros
Clima em Bonito MS