Notícia

Receba nossa newsletter:

25/08/2020 08:30

Parque Ecológico Rio Formoso reúne tudo que existe de melhor em Bonito em um só lugar!

Clique na imagem para ampliar
O Parque Ecológico Rio Formoso possui uma super estrutura e reúne num só lugar o que existe de melhor em Bonito. O atrativo é o local perfeito para quem procura muita diversão e aventura, mas também pretende descansar e contemplar a natureza.

Localizado a apenas seis quilômetros de Bonito, toda área do Parque é dedicada a atividades de preservação e ecoturismo. Quem optar por realizar qualquer uma de suas atividades, ganha de presente da Família Parque o day use na Lagoa Formosa com direito a caiaque, stand uppaddle e circuito de tirolesas aquáticas para que seu dia seja ainda mais  completo por lá.

A proximidade com o centrinho de Bonito e a rodovia toda pavimentada e sinalizada até a entrada do atrativo facilitam o acesso de carro. Outra opção é combinar com um taxista para fazer o translado de ida e volta. Para os mais dispostos, sugerimos alugar uma bicicleta e ir pedalando, ou até mesmo fazer uma bela caminhada pela ciclovia ao lado da estrada.


(Foto tirada antes da pandemia)

O Rio Formoso, um dos principais rios de Bonito, passa pela propriedade. É nele que acontecem as atividades: o Boia Cross do Parque; o Passeio a Cavalo com parada para lavar a alma num mergulho delicioso; a Trilha do Formoso com duas progressões numa flutuação livre e ainda o mais novo passeio de Bonito que já é um grande sucesso, o Formoso Adventure, que mistura emoção na terra, no céu e nas águas desse rio tão especial.


(Foto tirada antes da pandemia)

A área da Lagoa Formosa possui uma estrutura completa para seu descanso com decks, espreguiçadeiras, mesas com cadeiras e redário para aquela soneca merecida após o almoço. Além de tomar um solzinho e relaxar, ainda possuem disponíveis caiaques, stand uppaddle e um circuito de tirolesas aquáticas, sendo duas com cadeirinhas e uma livre. É um passeio completo para passar o dia e aproveitar ao máximo com toda família.


(Foto tirada antes da pandemia)

PARQUE ECOLÓGICO RIO FORMOSO NO COMBATE A PANDEMIA

Vários atrativos de Bonito estão cumprindo todos os procedimentos necessários ao combate à covid-19. Ao todo, foram implementados sete protocolos de biossegurança na cidade, os quais estão sendo respeitados rigorosamente. Dessa forma, com responsabilidade e conscientização, o destino se mostra uma opção segura para sua viagem.



O Parque Ecológico Rio Formoso é conhecido pelo slogan “diversão e segurança caminham juntas por aqui”.  Nesse contexto não poderia ser diferente. Os colaboradores foram muito bem treinados e estão utilizando os EPIs necessários para se protegerem e garantirem a segurança de todos os turistas.



Algumas medidas de precaução foram tomadas: o Parque está trabalhando em contingência e, portanto, o número de visitantes foi bastante reduzido. Logo na chegada, todas as pessoas têm sua temperatura aferida. Em diversos pontos do atrativo foram instalados totens com álcool 70, dispenser para papel toalha e lata de lixo com pedal para reduzir ao máximo um possível contato. 



Placas de sinalização atentando para o distanciamento de 1,5 metros estão espalhadas pelo passeio.O uso de máscara é obrigatório e, conforme o diretor Bruno Leite Miranda, o Parque Ecológico Rio Formoso sempre trabalhou com um número de visitantes abaixo de sua capacidade para garantir o excelente atendimento que possuem por lá. Ele também explica que sempre foram feitas vistorias diárias em todos os locais que os turistas possuem acesso antes da operação começar e que garantir um passeio seguro sempre foi o foco de sua gestão.



“Sempre trabalhamos com nossacapacidade reduzida para garantirmos uma experiência diferenciada aos nossos turistas. O compromisso de toda nossa Família Parque é encantar quem nos visita. Temos capacidade para atendermos 300 pessoas por dia, mas mesmo antes da covid-19, já atendíamos apenas 150 e agora, em concordância com o Protocolo de Biossegurança vigente no destino,reduzimos mais 30%”, disse Bruno.

O diretor também afirma que além dos equipamentos estarem sendo higienizados com quaternário de amônia, produto utilizado na desinfecção hospitalar, antes e após o uso de todos os visitantes, também passam por um período de quarentena para retornar à operação. O produto foi escolhido por ser extremamente eficiente e não agredir a constituição do material dos equipamentos de segurança que são utilizados em nossas atividades: “Tudo sempre foi vistoriado no parque. Fazemos uma auditoria anual de manutenção da certificação que possuímos pela ABNT NBR ISO 21101, Norma Internacional de Sistema de Gestão da Segurança em Turismo de Aventura, que garante que todos os procedimentos e pré-requisitos para uma atividade segura estão sendo devidamente cumpridos e respeitados aqui no Parque”.



A gestão do Parque foi convidada a participar de um dos grupos de trabalho constituídos para criação do Manual de Boas Práticas – Recomendações de Procedimentos Sanitários para a Operação de Atividades de Turismo da Natureza da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta). Um trabalho colaborativo e voluntário entre vários empresários do segmento de turismo de natureza que está contribuindo significativamente para nortear os procedimentos de biossegurança em diversas atividades de aventura e ecoturismo em todo o nosso país.



SELO DE CERTIFICAÇÃO

Além de obedecerem às regras dos protocolos de biossegurança, o Parque Ecológico do Rio Formoso também aderiu às consultorias do programa Bonito Seguro. Quando as empresas conseguem adotar todos os requisitos de biossegurança, elas recebem um selo de certificação, o qual, prova ao cliente que o estabelecimento está tomando todas as medidas de prevenção ao covid-19. Essa é mais uma garantia de conformidade que vocês encontraram no local.



CONHEÇA AS ATIVIDADES

 

PASSEIO A CAVALO DO PARQUE

 O passeio a Cavalo é um passeio contemplativo e tranquilo pela nossa cultura regional. Os animais são muito dóceis e super bem tratados. Se você possui algum medo ou receio de andar a cavalo, pode ser uma boa oportunidade de sair da sua zona de conforto numa experiência maravilhosa na natureza.

O monitor acompanha o grupo ao longo de todo percurso e, logo no início do passeio já passa todas as orientações necessárias, além de disponibilizar capacetes com certificado europeu, tornando o passeio ainda mais seguro.


(Foto tirada antes da pandemia)

O passeio é todo feito em fila indiana (respeitando o distanciamento). Ao longo do percurso, contemplamos a fauna e a flora passando por campos abertos, trilhas na mata, córregos e pela nossa especial parada no Deck do Paraíso para lavarmos a alma em um delicioso mergulho no Rio Formoso.



(Foto tirada antes da pandemia)

BOIA CROSS DO PARQUE

O Boia Cross é um dos passeios de aventura que não pode faltar na sua viagem para Bonito!O Rio Formoso com suas corredeiras e cachoeiras é o palco perfeito para muita diversão e emoção do espetáculo à parte feito pelos condutores da Família Parque. É um passeio seguro, onde os participantes são equipados com capacetes e coletes salva-vidas de uso obrigatório (todos os equipamentos são higienizados). Pelo menos dois monitoresacompanham o grupo por todo o percurso e, cabe ressaltar ainda, que os condutores possuem curso de primeiro socorros e salvamento aquático.


(Foto tirada antes da pandemia)

No total são oito obstáculos entre cachoeiras e corredeiras. Nos momentos de calmaria, sem corredeiras por perto, os instrutores divertem o grupo com brincadeiras que tornam o passeio ainda mais divertido. Toda a operação foi pensada com carinho e cuidado para que cada um de vocês aproveite ao máximo a experiência. Nas partes com menos emoção, também é a hora de relaxar em meio a natureza, aproveitar e agradecer pelo cenário único nesse rio especial.


(Foto tirada antes da pandemia)

O Boia Cross no Parque Ecológico Rio Formoso é emoção na medida certa. Todo esse clima que contagia alegria é registrado pela equipe de fotografia em cada sorriso ao longo do passeio. As fotos são disponibilizadas para compra na volta ao receptivo.

TRILHA DO FORMOSO

Ao chegar ao Parque Ecológico, a equipe de recepção irá te receber, pegar o voucher e passar as informações sobre os formulários de segurança e também sobre o uso da estrutura da Lagoa Formosa. Esse procedimento é comum a todos os passeios no atrativo. Depois de tirar suas dúvidas e preencher as informações necessárias, o visitante pode ficar a vontade para brincar na lagoa até a hora de começar sua atividade.


(Foto tirada antes da pandemia)

No início do passeio, a equipe anuncia a atividade e reúne o grupo com os condutores para início do briefing da atividade. O passeio começa porum contato especial com a natureza através de uma caminhada de 2 km pela mata ciliar (respeitando o distanciamento)até o deck do Paraíso, passando por árvores centenárias e pela Serrinha da Piúva.No deck do Paraíso, será feita a primeira parada para banho no Rio Formoso de aproximadamente 20 min.



(Foto tirada antes da pandemia)

Deste local começa a primeira progressão em água, numa flutuação livre passando por corredeiras que garantem a diversão. Caso o turista prefira continuar pela trilha, um dos nossos condutores acompanha o trajeto inteiro por terra auxiliando com os pertences do grupo que não possam molhar. Ao longo do passeio, passamos por tirolesa aquática, trampolim, hidromassagem natural numa área para banho rodeada de pequenas quedas d’água, com duração de 30 min.



(Foto tirada antes da pandemia)

Dando sequência ao passeio, os visitantes passarão pelo deck da Prainha, pelo deck das Caráceas e pelo deck do Boia Cross. O trecho entre o deck das Caráceas até o deck do Boia Cross, também poderá ser realizado por uma deliciosa flutuação pelo Rio Formoso ou caminhando.  O retorno ao receptivo é feito por uma trilha de 900 metros até a área de Lazer da Lagoa, que estará à disposição de todos os visitantes.Sabe o que é melhor?! Crianças acima de 3 anos já podem aproveitar esse passeio maravilhoso com a Família Parque!

 

O MAIS NOVO PASSEIO DE BONITO QUE JÁ É UM SUCESSO: FORMOSO ADVENTURE!

No FORMOSO ADVENTURE a emoção começa por um vôo incrível em uma tirolesa de 520m passando por um túnel verde por entre as árvores que nos leva para um visual surpreendente e único da Serra da Bodoquena e da cidade de Bonito.

A diversão continua com uma trilha suspensa com 23 plataformas por entre as árvores onde o turista passa por paisagens lindas que incluem árvores centenárias.  Depois da atividade do caminho suspenso, o visitante coloca o colete salva-vidas para fechar o passeio com uma deliciosa flutuação no Rio Formoso onde passamos por duas corredeiras como se fossem tobogãs aquáticos. É muita emoção na terra, no céu e na água em um passeio completo para toda família!



O CIRCUITO DE TIROLESAS AQUÁTICAS

Com o compromisso de inovar e trabalhando sempre com a melhoria contínua, o Parque apresenta o Circuito de tirolesas aquáticas da Lagoa Formosa. A atividade conta com três tirolesas aquáticas que possuem retorno automático. O diretor do atrativo relata que o equipamento já era usado no Caribe. Ele por ter achado a ideia interessante, melhorou o equipamento e trouxe a novidade para Bonito.


(Foto tirada antes da pandemia)

 
BUFFET DA FAZENDA NO PARQUE ECOLÓGICO RIO FORMOSO

Quem optar por almoçar no Parque Ecológico Rio Formoso não irá se arrepender.O cardápio é composto por muitas delícias da fazenda com comidas típicas como sopa paraguaia, carreteiro, frango com milho e batata, carne com mandioca, linguiça, cabotiã, entre outras delícias. Tudo preparado com muito carinho e cuidado como na casa de vó.



Fonte: Instituto de Desenvolvimento de Bonito









 
Parceiros
Clima em Bonito MS