Notícia

Receba nossa newsletter:

28/05/2021 11:17

Passeio de cachoeiras em Bonito conquista prêmio de sustentabilidade do Prêmio ECO da AMCHAM

Clique na imagem para ampliar
A Estância Mimosa , passeio de ecoturismo localizado em Bonito, no Mato Grosso do Sul, foi contemplada com o Prêmio ECO® 2020/2021, na Categoria Produtos e Serviços, para empresas Microempresas e Startup, com o trabalho “Sustentabilidade é a alma do nosso negócio: Estância Mimosa, Bonito, MS”.
O Prêmio ECO® 2020/2021 é o mais tradicional troféu de sustentabilidade empresarial do Brasil, promovido pela Amcham (Câmara Americana de Comércio para o Brasil). A divulgação dos vencedores foi realizada em cerimônia virtual na última quinta-feira (27).

“É uma honra muito grande receber o Prêmio Eco. Um atestado de que o nosso trabalho está no caminho certo! Agradecemos a toda a nossa equipe de colaboradores, guias, motoristas, prestadores de serviços e fornecedores, afinal este prêmio é resultado do esforço conjunto de todos, de um trabalho em conjunto para atender os nossos visitantes e cuidar da nossa natureza. Nosso desejo como empresa familiar é encantar cada visitante com a beleza e delicadeza deste pedacinho de chão que é a Mimosa, o qual cuidamos com muito carinho. Assim, ficamos muito felizes em saber que encantamos os juízes do Prêmio Eco com nossas ações que, nada mais são do que a prova do amor que temos pela natureza, fauna e flora exuberantes da Serra da Bodoquena” , revela Luiza Coelho, Diretora de Sustentabilidade do atrativo.

Natureza Preservada
A Estância Mimosa Mimosa foi adquirida em 1998 já com a intenção de implantar um atrativo de ecoturismo, opção escolhida por ser a atividade que melhor permitiria a conservação ambiental de uma área de relevo acidentado, grande biodiversidade e com grandes extensões de florestas preservadas. Até a data da aquisição da Estância Mimosa, a pecuária era a única atividade econômica desenvolvida no local. Após esta data, iniciaram-se os trabalhos para implantação de infraestrutura turística, abrindo suas portas para a visitação em 1999.

Para preservar toda a beleza local, os proprietários da Estância Mimosa decidiram transformar 66% da área total da fazenda em Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN – um ato voluntário em constituir uma reserva natural permanente em sua propriedade. A RPPN Estância Mimosa foi criada oficialmente em fevereiro de 2013.


O local é o único atrativo de turismo em Bonito (MS) que oferece trilhas e cachoeiras dentro de uma RPPN no qual é possível desfrutar de um contato direto com a natureza preservada, caminhar por trilhas em meio à floresta, avistar mais de 250 espécies de aves ou se deparar com uma das 32 espécies de mamíferos catalogados.

Reconhecimento

Em 2018 os atrativos do Grupo Rio da Prata, Recanto Ecológico Rio da Prata, Lagoa Misteriosa e Estância Mimosa também se destacaram e conquistaram o Prêmio ECO® 2018. A Estância Mimosa conquistou a Categoria Produtos e Serviços, para empresas Microempresas e Startup, com o trabalho “Estância Mimosa na trilha do ecoturismo”. Já o Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa conquistaram, também, melhores pontuações na modalidade Práticas de Sustentabilidade, Categoria Produtos e Serviços, para empresas de Pequeno e Médio porte, com o trabalho “Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa: Gestão de atrativos de ecoturismo”.
Sobre o Prêmio

Lançado pela Amcham em 1982, o Prêmio ECO® foi pioneiro no reconhecimento de empresas que adotam práticas responsáveis e gera periodicamente uma rica reflexão sobre o desenvolvimento empresarial sustentável no Brasil. Em sua 38ª edição, dá voz às ideias, ações e esforços que promovem as melhores práticas empresariais voltadas à sustentabilidade dos negócios, da sociedade e do meio ambiente.
A edição do Prêmio Eco deste ano avaliou mais de 129 iniciativas com um time de 59 jurados e especialistas reuniu o que aconteceu de mais transformador no tema no país. 25 iniciativas foram vencedoras.
 
Parceiros
Clima em Bonito MS