Notícia

Receba nossa newsletter:

04/10/2019 08:19

Pretende ir a Bonito no feriado da próxima semana? Veja 6 dicas do que fazer

Clique na imagem para ampliar
Bonito sempre aparece entre as primeiras opções dos sul-mato-grossenses e de grande parte dos demais brasileiros, quando o objetivo é curtir a natureza. Por isso o canal de turismo Lugares Por Onde Anda, do Campo Grande News, listou cinco lugares imperdíveis entre tantas atrações de turismo de natureza que o principal destino de ecoturismo de Mato Grosso do Sul oferece para você aproveitar o feriado prolongado da próxima semana.

E este ano, o 11 de outubro, Dia da Criação do Estado de Mato Grosso do Sul, será em uma sexta-feira, o que significa que o 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional), vai ser no sábado, mas, se você é servidor público estadual, saiba que o Governo do Estado antecipou do dia 28 para o dia 10 de outubro, quinta-feira, o Dia do Servidor Público (ponto facultativo).

Polo turístico internacionalmente conhecido, repleto de belezas naturais que encantam logo no primeiro olhar, o município de Bonito, é um destino perfeito, basta que tenha predileção pela natureza, seja em família, em grupo de amigos ou mesmo sozinho. Não por acaso já foi eleito pela 15ª vez o “Melhor Destino de Ecoturismo” do Brasil.

Balneário Municipal:


O Balneário Municipal é o passeio mais próximo da região central de Bonito (Foto: Marcio Cabral)

É o passeio mais próximo do centro de Bonito. Se você é do tipo muito urbano, apenas quer ir a Bonito, sem ter que ir para a área rural, mas quer sentir a sensação de estar perto da natureza, então este é o lugar certo.

O Balneário Municipal cortado pelo Rio Formoso, um dos principais da região, fica na entrada da cidade. É um passeio bem tranquilo, sem as restrições comuns na maioria dos outros locais turísticos de Bonito, a não ser a consciência de que a natureza tem que ser preservada.

Para ter acesso ao balneário é preciso comprar o voucher disponível nas agências de turismo credenciadas de Bonito, uma exigência em vigor desde agosto de 2014. Funciona diariamente das 8h às 17h.

Abismo Anhumas:


O Abismo Anhumas uma criação da natureza, distante 23 km do centro de Bonito (Foto: Divulgação)

É uma criação da natureza, distante 23 km do centro de Bonito com muitos desafios para quem gosta de aventura, a começa pelo preço do passeio: R$ 1.120,00 por pessoa. A descida de rapel de uma altura de 72 metros, algo comparado a um prédio de 26 andares, por uma fenda na rocha de uma imensa caverna que abriga um lago de 80 metros de profundidade e dezenas de formações calcárias.

Mas não basta ser aventureiro e louco por adrenalina. Por questão de segurança, antes da descida do abismo é preciso passar por um cursinho de rapel, um treinamento obrigatório realizado em uma plataforma de 10 metros de altura, que você pode agendar na agência de turismo ao comprar o passeio.

Depois do treinamento, se você tiver coragem de encarar a descida vertical com certeza irá se sentir recompensado. Lá embaixo encontrará um lago de águas cristalinas com largura comparada a um campo de futebol, onde poderá praticar flutuação, mergulhar e contemplar os cones formados há milhares de anos por gotejamentos de água calcária.

Após a descida, o turista chegará a um deck flutuante onde monitores estarão esperando para dar todo o apoio necessário. Há um bote inflável que é usado para dar uma volta no entorno do lago, e durante o giro são passadas informações pelo monitor que conduz a embarcação.

O passeio tem duração de 6 horas e o retorno ao topo da caverna pode ser mais tranquilo, especialmente para quem não se sentir muito à vontade com a prática do rapel. Na subida você é içado para o alto até o ponto de onde desceu.

No preço do passeio estão incluídos todos os equipamentos considerados essenciais: capacete com touca higiênica, colete salva-vida, lanterna, roupa de neoprene, sapato de flutuação, máscara, snorkel, nadadeiras, matérias de primeiros socorros, além do treinamento de rapel, acompanhamento de guia e seguro contra acidentes.

Não inclui serviço de transporte. O translado para o Abismo Anhumas é por conta do turista, ou seja, de carro próprio, taxi ou alugar uma van se estiver em grupo. O acesso é pela rodovia MS-382, que liga Bonito a Porto Murtinho, caminho também para a Gruta Lago Azul e Gruta São Miguel, dois atrativos na lista dos mais procurados pelos turistas em Bonito.

Estância Mimosa:


Estância Mimosa, lugar de cavalgadas, trilhas, banhos em cachoeiras e contemplação de animais silvestres (Foto: Daniel de Granville)​

Passeios em trilhas, banhos em cachoeiras de águas cristalinas e contemplação de animais silvestres em 272 hectares de belezas naturais às margens do Rio Mimoso. É o que você vai encontrar na Estância Mimosa Ecoturismo, uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), distante 24 km em relação ao centro de Bonito, um dos destinos turísticos mais conhecidos e mais visitados na região da Serra da Bodoquena, a 297 km de Campo Grande.

É um passeio que encanta pelo contato intenso com a natureza. A paisagem é singular e a programação de caminhadas por 2,8 km de trilhas em meio à vegetação do cerrado, contemplação de aves, cavalgadas e mergulhos em piscinas naturais, por exemplo, com certeza vão fazer você esquecer a correria da vida urbana.

No passeio você tem a oportunidade de avistar aves como o udu-de-coroa-azul, considerada ave símbolo de Bonito, tiriba-fogo, pipira-vermelha, rapazinho-do-chaco, pica-pau-louro, jaó, aracuã, sanã-parda e joão-pinto, além de uma grande variedade de animais silvestres, desde macaco prego, anta, tamanduá, quati, capivara e veado. São mais de 250 espécies de aves catalogadas.

Os animais chamam a atenção, mas as cachoeiras também encantam os turistas. E são muitas, nove no total, cada uma mais interessante que a outra, como a Cachoeira Mutum, a Cachoeira do Desejo, Cachoeira da Água Doce, Cachoeira do Sinhozinho, Cachoeira do Saí-Andorinha e a Cachoeira do Sol, além de quatro mirantes para contemplação da morraria da Serra da Bodoquena.

O passeio ainda inclui almoço a base de comida regional preparada em fogão à lenha. “Mais que um passeio, a Estância Mimosa é um lugar multiplicador de boas práticas sócio ambientais que contribui para que Mato Grosso do Sul e o Brasil sejam cada vez mais um destino de turismo sustentável”, disse Simone Spengler Coelho.

Gruta do Lago Azul:


Como o próprio nome diz, a água da lagoa na caverna é azul como o céu, uma obra da natureza (Foto: Divulgação)​

É a mais famosa das grutas de Bonito. A Gruta do Lago Azul, a 20 km em relação ao centro da cidade, é uma marca do ecoturismo brasileiro. O lugar é encantador não apenas pela beleza, mas também por sua história como fonte de descoberta de fósseis de animais extintos há milhões de anos.

São 200 metros de trilha até a entrada da caverna, de onde começa a descida por uma escadaria íngreme de acesso ao lago de águas azuis. São 150 metros de escada com paradas para fotos, e chegando lá a permanência é de apenas 10 minutos com retorno pelo mesmo caminho.

Praia da Figueira:


Vista aérea da Praia da Figueira, distante 18 km do centro de Bonito, lugar perfeito para passar o dia (Foto: Divulgação)

É um lugar paradisíaco, do tipo que vale a pena passar um dia todo curtindo a natureza. Tem até praia, de água doce, mas tem. Na verdade é uma imensa lagoa de 60 mil metros quadrados, onde é possível nadar em meio aos cardumes de peixes, a ponto de assustar quem não está acostumado.

A Praia da Figueira fica a 18 km do centro de Bonito com acesso pela rodovia MS-178. Aberto diariamente das 8h às 18h, o local é cenário de lazer, competições esportivas e até casamentos. Contatos pelo telefone (67) 3255 1350.


Na Praia da Figueira você tem a chance de nadar entre os peixes. O passeio vale a pena (Foto: Reprodução)​

Fonte: CGN


 
Parceiros
Clima em Bonito MS