Notícia

Receba nossa newsletter:

21/11/2019 07:55

Se você curte natureza, veja um dos vários motivos para voltar sempre a Bonito

Clique na imagem para ampliar
O município de Bonito, a 297 km de Campo Grande, tem vários motivos para que o visitante volte outras vezes. Um deles, com certeza é a Estância Mimosa, uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) de 272 hectares de belezas naturais às margens do Rio Mimoso, distante 24 km em relação ao centro da cidade.

Como qualquer turista, o repórter fotográfico Paulo Francis, do Campo Grande News, viveu a experiência em um fim de semana na Estância Mimosa, e conta que o passeio tem a magia de revigorar as pessoas.

“Posso dizer que o lugar é lindo e de contato direto com a natureza, tem a guia que explica tudo sobre a fauna e a flora do local. Durante a trilha ela vai falando sobre a vegetação, as arvores nativas e tudo mais. Na trilha passamos por 7 cachoeiras e deu para ver que é uma área de extrema preservação. Olha, vou te falar, quem faz a trilha volta revigorado pra cidade”, revelou Francis.

São diversas possibilidades de contato direto com a natureza, desde passeios em trilhas, cavalgadas, banhos em cachoeiras e contemplação de animais. A paisagem é singular e a programação de caminhadas por 2,8 km de trilhas em meio à vegetação do cerrado e o mergulho em piscinas naturais, por exemplo, certamente vão fazer você esquecer a correria da vida urbana.

No local são mais de 250 espécies de aves catalogadas. No passeio você tem a oportunidade de avistar aves como o udu-de-coroa-azul, considerada ave símbolo de Bonito, tiriba-fogo, pipira-vermelha, rapazinho-do-chaco, pica-pau-louro, jaó, aracuã, sanã-parda e joão-pinto, além de uma grande variedade de animais silvestres, desde macaco prego, anta, tamanduá, quati, capivara e veado.

Os animais chamam a atenção, mas as cachoeiras também encantam os turistas. São nove no total, cada uma mais interessante que a outra, como a Cachoeira Mutum, a Cachoeira do Desejo, Cachoeira da Água Doce, Cachoeira do Sinhozinho, Cachoeira do Saí-Andorinha e a Cachoeira do Sol, além de quatro mirantes para contemplação da morraria da Serra da Bodoquena. O passeio ainda inclui almoço a base de comida regional preparada em fogão à lenha. “Tem uma moqueca de peixe de dar água na boca”, recomenda Paulo Francis.

A Estância Mimosa era uma fazenda de criação de gado até 1998, quando foi adquirida pelo seu atual proprietário, Eduardo Folley Coelho. Desde então começou a ser preparada e estruturada para receber turistas, e estreou sua nova atividade em junho de 1999. As áreas de pastagens ganharam regeneração natural com plantio de mudas nativas e monitoramento ambiental.


Na volta do passeio, bate aquela fome, aí é hora de resolver a questão com o almoço de comida regional na sede da Estância Mimosa (Foto: Paulo Francis)


O mergulho nas piscinas naturais ao pé das cachoeiras é irresistível (Foto: Arquivo pessoal/Paulo Francis)


Dicas sobre o passeio:

- O acesso para a propriedade é pela rodovia MS-178 que liga Bonito ao município de Bodoquena;

- Informações sobre valores dos pacotes e agendamentos de visitas somente nas agências de turismo de Bonito;

- O passeio de trilha e cachoeiras são realizados por grupos de no máximo 12 pessoas;

- O pacote inclui seguro de acidentes pessoais vigente durante o passeio, guia credenciado pelo atrativo e colete salva-vidas;

- Não é permitido calçado aberto nas trilhas;

- Na sede da fazenda há restaurante, bar e loja de souvenirs que aceitam cartões de crédito.

Fonte: Campo Grande News 
Parceiros
Clima em Bonito MS