Notícia

Receba nossa newsletter:

20/06/2023 13:17

Banho de São João, em Corumbá, deve atrair mais de 6 mil turistas

Clique na imagem para ampliar
Uma das principais festas de São João no Brasil acontece em Corumbá (MS), onde se realiza há mais de um século uma manifestação popular sui generis envolvendo a população e as religiões católica e afro-brasileira. O diferencial da celebração é o ato de levar o andor com a imagem do santo para banhar no Rio Paraguai, entre a noite do dia 23 e madrugada do dia 24 de junho. Mais de 100 andores descem ao rio em procissões que saem das casas de festeiros e terreiros.

Denominado Arraial do Banho de São João, este ano o festejo terá extensa programação - de 22 a 25 de junho - organizada pela prefeitura local. Situado no Pantanal Sul, Corumbá é um dos principais destinos de turismo de Mato Grosso do Sul e integra a Rota Pantanal Bonito, IGR (Instância de Governança Regional) que tem a gestão do Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB), em convênio com a Fundação de Turismo de MS (Fundtur).

O evento religioso atrai milhares de pessoas ao porto-geral da cidade, onde se ostenta para o rio e para o Pantanal o centenário Casario do Porto, um dos principais atrativos locais. A Fundação de Turismo do Pantanal estima a presença de seis mil turistas, a maioria do Estado e também da Bolívia, país vizinho. A rede hoteleira registra grande procura por reservas no período. No ano passado, o São João recebeu 76 mil pessoas em cinco dias de festa.

Cururu e siriri
Segundo o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que em 2021 tombou a festa como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, há registros em jornais da ocorrência do Banho de São João no final do século XIX com o sincretismo religioso que se perdura até hoje. Mais de 65% da população corumbaense é afrodescendente, com ocorrência de mais de 400 terreiros de umbanda e candomblé na cidade, que tem 100 mil habitantes.
A tradição é mantida pelas comunidades, a maioria pobre, as quais buscam auxílios para preparar a festa, desde a decoração das casas, adornos em torno das charolas com a imagem do santo, os cortejos e os bailes com comida típica pantaneira. A prefeitura local monta o circuito da fé no porto-geral, com praça de alimentação e de artesanato e o palco para shows. Na abertura dos festejos, no dia 22, se apresentará a dupla sertaneja João Neto e Frederico.
“O nosso São João é único no Brasil, e além de movimentar a economia local, gera mais de 1.500 empregos”, informa o prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes. Na noite do dia 23, antecedendo à descida dos andores, a cerimônia de elevação do mastro com a imagem do santo tem a presença dos cururueiros com suas violas-de-cocho e o grupo de siriri, uma dança ou brincadeira que tem influências indígenas, africanas e europeias. 

Serviço:
Fundada em 1778, Corumbá é o maior município do Pantanal, distante 430 km de Campo Grande pela BR-262, que cruza o bioma. É um dos principais destino de pesca esportiva em água dose do Brasil, com prática do pesque e solte, e conta com roteiros de ecoturismo em fazendas-hotéis e pousadas situados na Estrada-Parque (ou Transpantaneira), nas MS-184/228, na região conhecida como Passo da Lontra.

Rota Pantanal Bonito:
youtube.com/@rotapantanalbonitoms
instagram.com/rotapantanalbonitoms
facebook.com/rotapantanalbonitoms
www.corumba.ms.gov.br

(Assessoria de Imprensa da Rota Pantanal Bonito)
Parceiros
Clima em Bonito MS