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12/12/2022 08:12

BCVB ANUNCIA AÇÕES DA ROTA PANTANAL-BONITO COM APOIO DA FUNDTUR

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O Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB) e a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) deram um passo importante para o fortalecimento e desenvolvimento do plano de ações que visa promover a Rota Pantanal-Bonito. Por meio de edital, a Fundtur e o BCVB assinaram termo de cooperação, onde o Estado apoiará financeiramente a estruturação de um núcleo de comunicação e marketing para divulgação dos roteiros turísticos.

Associação sem fins lucrativos fundada em 2005 e mantida pela iniciativa privada, o Bonito CVB assumiu, em novembro de 2021, a coordenação executiva da IGR (Instância de Governança Regional) da Rota, tendo como meta o fomento do turismo nos dois destinos. Pantanal-Bonito abrange 11 municípios: Bonito, Bodoquena, Jardim, Miranda, Porto Murtinho, Aquidauana, Ladário, Corumbá, Nioaque, Bela Vista e Guia Lopes da Laguna. 

“A Fundação mantém há anos uma parceria com o BCVB, que assumiu a célula executiva da rota, e seria fundamental a continuidade desse trabalho, agora focado na promoção dos nossos destinos”, destacou Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur/MS. “Tenho certeza que os recursos destinados serão bem aplicados na implantação de ações importantes e estratégias, direcionadas na segmentação de mercado e aumento do fluxo de turistas para que Pantanal e Bonito continuem na crescente que vem se registrando desde 2021.”


Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur/MS

Uma gestão participativa

O plano de desenvolvimento estratégico para a rota, aprovado pelos municípios e empresas associados e contemplado pelo convênio com a Fundtur/MS, inclui a criação de uma identidade visual, logomarca e papelaria, bem como a produção de um website, gestão das redes sociais e assessoria de imprensa. Também serão desenvolvidas ações de promoção e captação de eventos, sendo o primeiro no Shopping Campo Grande, entre março e maio de 2023.

Presidente do Bonito CVB, o empresário Rodrigo Coinete é um entusiasta da proposta de reformulação da Instância de Governança Regional da Rota a partir do novo desafio da entidade, assegurando uma gestão participativa, envolvendo os empresários, e com meta de inserir Pantanal e Bonito no mercado internacional, trabalhando com os destinos indutores. Coinete também destacou os investimentos do Governo do Estado na conectividade dos destinos.

“Os novos acessos pavimentados e a reforma e ampliação do aeroporto de Bonito foram fundamentais na retomada do turismo pós pandemia”, disse. Sobre o termo de cooperação com a Fundtur, ressaltou que o apoio financeiro será relevante no cumprimento do plano de trabalho, até dezembro de 2023, “no que tange às ações de marketing e divulgação dos atrativos e novidades da Rota com maior abrangência e profissionalismo”.


Rodrigo Coinete, presidente do BCVB

Envolver o empresariado

A gestão das rotas turísticas por governança faz parte da política de desenvolvimento da atividade econômica, implantada há cinco anos pela Fundtur. O objetivo da IGR é unir o poder público, entidades e membros da sociedade civil para tratar das políticas que irão fomentar e promover o turismo na região, de forma sustentável. As IGRs são fundamentais também para a continuidade das políticas públicas, sem que haja interrupção a cada ciclo de governo.

O fortalecimento da rota Bonito-Pantanal tem várias vertentes e uma delas é a participação da iniciativa privada. Os empresários também podem se associar à IGR (hoje são mais de 50 membros) e essa adesão foi cobrada pelo diretor-presidente da Fundtur/MS, Bruno Wendling. “Essa construção coletiva para desenvolver ainda mais a rota tem que ter uma maior participação do empresariado”, citou. “Não há outra saída, temos que trabalhar a governança, que agora ganha outro patamar com a gestão do BCVB, e uma das metas é ampliar a participação do setor privado, com atribuições futuras de assumir a IGR.”

Para Bruno Wendling, a gestão do Bonito CVB fortalece a governança e dá um passo importante para a profissionalização do gerenciamento da rota Pantanal-Bonito, integrando e focando em um único destino. Ele considera um desafio trabalhar essa conexão, mas observa que “o mercado quer consumir dessa forma”. O turismólogo também destacou o Bonito CVB como “uma das organizações mais representativas e atuantes no Estado”.

 Fonte: lugares.eco
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