Notícia

Receba nossa newsletter:

21/10/2022 09:34

Bonito: de flutuação em rios cristalinos a mergulho em cavernas, cinco atrações do município no Mato Grosso do Sul

Clique na imagem para ampliar
Não se sabe qual foi a inspiração de Monteiro Lobato para criar o Reino das Águas Claras, mas se o autor tivesse conhecido Bonito, no Mato Grosso do Sul, provavelmente o mundo mágico submerso seria bem parecido com a região.

Catar: Sem hotéis suficientes, país terá três navios de cruzeiros como opção de hospedagem durante a Copa do Mundo
EUA: Outono é sempre igual? Mudanças climáticas interferem no turismo da mudança de cor das folhas no país
Isso porque o complexo turístico da Serra da Bodoquena (do qual o município faz parte) é repleto de rios cristalinos, lagoas e grutas cheias de mistérios da natureza que impressionam com o azul vibrante das águas, além de inúmeras cachoeiras. Opção do que fazer não falta. As flutuações e mergulhos são o carro chefe do destino, claro, mas existem 44 atrativos homologados pela prefeitura. Depois do dia cheio, uma ótima pedida é passar no centro de Bonito e desfrutar de pratos típicos da região nos restaurantes Juanita ou Casa do João.

O destino tem desenvolvido infraestrutura e logística para o turismo, com voos de duas companhias aéreas (Gol e Azul) e novas opções de hospedagem, como o Promenade Bonito All Suítes, um hotel com jeito moderno e quartos amplos, perfeitos para famílias.
A alta procura pelo destino, no entanto, exige algumas medidas protetivas das autoridades: todos os passeios precisam de reserva antes da viagem. Isso deve ser feito através de uma das 42 agências autorizadas pelo município, que emitem um voucher único que dá acesso aos atrativos da região.
Destes, destacamos cinco que mostram a beleza das águas do lugar:
Barcelona: Escondido nos fundos de uma loja de frios, bar na cidade é eleito o melhor do mundo
Abismo Anhumas


Conhecer o Abismo Anhumas é para os corajosos. A única maneira de entrar na caverna é por uma fenda que fica a 72 metros de altura (o equivalente a um prédio de 26 andares). Ao chegar no local, o visitante é preparado com um equipamento de segurança e desce através da fenda por meio de um rappel elétrico. Chegando lá embaixo, encontra um deque, um lago cristalino e uma formação rochosa de tirar o fôlego.

Afroturismo em Salvador: entenda como a capital da Bahia pretende valorizar ainda mais sua herança negra
O atrativo oferece três tipos de passeio: contemplação, onde o turista passeia pela caverna; flutuação com snorkel, em que basta boiar com a barriga para baixo e se encantar com a floresta de cones (estalagmites) embaixo d’água; ou mergulho com cilindro, acompanhado por instrutor por um trajeto de 8 a 16 metros para baixo. O passeio pela floresta de calcário submersa torna a experiência ainda mais intensa — afinal é escuro embaixo d’água, a temperatura não passa de 18°C e o fóssil de um tamanduá bandeira fica mais que evidente.
Rio da prata


Considerado um dos melhores passeios da região, a flutuação no Rio da Prata coloca o visitante em contato direto com a natureza viva. Ao longo de 2.500 metros, uma variedade de peixes de tamanhos e cores diferentes nadam junto aos turistas; às vezes um jacaré ou outro pode aparecer nas margens. Em determinado ponto, um “vulcão submerso” (a nascente do rio) é parada certeira para fotos.
Lagoa misteriosa

Na Lagoa Misteriosa, que tem esse nome porque ninguém sabe quanto tem de profundidade — mergulhadores chegaram até 220 metros, sem encontrar o fundo —, a flutuação é livre (não segue um percurso definido como nos rios). Apesar de quase nenhuma vida marinha ser avistada, o passeio é divino. A água é de um azul vibrante e a visibilidade perfeita. Um detalhe importante: a lagoa fica aberta para visitação apenas entre abril e setembro, época em que a água fica mais clara em toda a região.

Gruta do lago azul
Depois de descer 300 degraus, os visitantes chegam ao famoso cartão-postal de Bonito. O passeio é o mais procurado da cidade quando o assunto é gruta. O ponto turístico, no entanto, fica aberto apenas para contemplação. Com formação de estalagmites semelhantes às do Abismo Anhumas e água azul cristalina, especialistas especulam que os dois pontos tenham alguma ligação subterrânea, mas nada comprovado ainda. Na formação rochosa é possível ver ainda um fóssil de uma preguiça-gigante.

Fazenda Ceita Corê
O passeio pelo atrativo conta com uma trilha, de aproximadamente três horas, pela fazenda com seis paradas para banho em cachoeiras e uma visita à nascente do Rio Chapena, com água transparente e uma caverna para mergulho para os mais aventureiros.

Fonte: O Globo
Parceiros
Clima em Bonito MS