Notícia

Receba nossa newsletter:

13/12/2022 14:01

Bonito será o primeiro destino de ecoturismo do mundo com certificação em Carbono Neutro

Clique na imagem para ampliar
Bonito recebe nesta quinta-feira (15) a certificação das Nações Unidas para o Clima, do primeiro destino de ecoturismo do mundo em Carbono Neutro. O município tem trabalhado para alcançar esse objetivo há alguns anos e em 2 de dezembro de 2021, o pouso do primeiro voo da linha Congonhas (SP) – Bonito (MS), realizado pela Gol Linhas Áreas, foi o marco deste processo, como a sendo a primeira rota em Mato Grosso do Sul e a segunda no país com a certificação de neutralização de emissão de carbono.  

A partir de janeiro de 2022 as ações foram intensificadas, com o recebimento das diretrizes e mandamentos para alcançar a certificação e contratação da Green Initiatives, uma das 30 empresas certificadoras reconhecidas pela ONU, para levantar um diagnostico de toda a emissão de gás carbônico do município.

Em quatro meses foi calculado o volume de emissões que já são revertidas em créditos de carbono, inicialmente em uma área de floresta na Amazônia Legal e a ideia é seguir com o trabalho de manutenção e redução de boa parte das emissões.

Bruno Wendling, diretor presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, responsável pela captação empresa e do projeto, para que Bonito pudesse trabalhar no levantando das informações necessárias para a certificação, destacou a importância de todo o processo.

“Bonito se tornar o primeiro destino de ecoturismo do mundo Carbono Neutro mostra a força desse destino, mostra o trabalho incrível que vem sendo realizado aí há décadas, em prol também dos ativos naturais e agora passa por um próximo nível, de um compromisso, porque essa certificação, muito mais que uma premiação, é um compromisso ainda maior do destino com a redução do carbono, entre outras ações que tornam o município mais responsável, como a redução da produção de lixo, a substituição do plástico, enfim, a certificação realmente é importante e verdadeira, porque é o município hoje, que melhor trabalha as práticas de conservação”, disse.

O prefeito Josmail Rodrigues, agradeceu o apoio do Governo do Estado e da Fundtur em todo o processo, reforçando as ações de conservação de água e solo nas estradas vicinais, para garantir a qualidade e continuidade dos recursos hídricos na cidade, bem como na ampliação do Estação de Tratamento de Esgoto.

“Bonito é referência mundial no ecoturismo porque existe a colaboração de todos os setores. Estado, Município, iniciativa privada, população, todos entendem a necessidade e importância de conservar nosso meio ambiente e trabalham por isso”, afirmou.

Voo Carbono Neutro

A iniciativa #Meuvoocompensa é realizada em colaboração com a climatech MOSS (Gol+MOSS), uma das maiores plataformas ambientais de credito de carbono neutro do mundo. A compensação em voos nacionais e internacionais é realizada por meio do MCO2, primeiro token verde totalmente global lastreado em blockchain, que foi criado pela MOSS para neutralizar a emissão de CO2 a partir do apoio a projetos ambientais certificados com atuação na Amazônia.

Certificação

A certificação será no Sesc Bonito, nesta quinta-feira (15), a partir das 18h30.


Fonte: bonito.ms
Parceiros
Clima em Bonito MS