Notícia

Receba nossa newsletter:

29/05/2023 08:24

Casa do João, em Bonito, une os melhores pratos a rusticidade de um ambiente familiar

Clique na imagem para ampliar
Quando decidiu se mudar de Mogi das Cruzes (SP) para Bonito, em 1996, o paulista João Roza Vizcaino, 68 anos, projetava criar Joãozinho (35), seu filho mais novo e com síndrome de Down, em um lugar pequeno e especial. Ao lado de dona Davina Caran, encontrou em Bonito a sociedade alternativa que procurava e anos depois montaram um restaurante – a Casa do João, em homenagem ao filho -, um dos espaços gastronômicos mais badalados na Capital do Ecoturismo. 

Ex-dono de restaurante na cidade paulista, João Vizcaino decidiu investir na atividade em Bonito, depois do insucesso à frente de um posto de combustível, e hoje a Casa do João está no topo da classificação do Tripadvisor. Funciona no antigo endereço (Rua Nelson Felício dos Santos, 664, centro) de sua casa, espaço ocupado pela loja de souvenirs da região. O ambiente é rústico e aconchegante, cercado por árvores de jabuticaba, carambola, goiaba, amora...

O restaurante não é conhecido só pela qualidade da comida ou pela apresentação dos pratos. Ao chegar, o primeiro impacto é a recepção decorada com capricho. Uma construção em madeira que mistura diferentes estilos, combinando uma elegância vibrante, onde o visitante se sente em casa. Além do espaço gastronômico e da loja de artesanato, acrescenta-se ainda um museu pequeno, mas organizado, que remete ao início da cidade, que já foi uma fazenda. 

Traíra, o prato famoso

O local é point dos artistas e outra atração é um mural fotográfico, onde estão registradas as passagens de dezenas de personalidades que já visitaram a casa desde a sua abertura. Nele, estão músicos consagrados como Ney Matogrosso, Lulu Santos, Moraes Moreira, Nando Reis e, mais recentemente, Gabriel Sater, filho do violeiro Almir Sater. Há registros também do proprietário e seus filhos ao lado de atores globais, dentre os quais Camila Pitanga.

A Casa do João abriu em 2007 com 20 lugares e logo ganhou a clientela bonitense e os turistas, apoiada pelo direcionado das agências de viagens. “Cultivamos uma amizade muito boa na cidade e isso ajudou bastante no início”, conta o proprietário. Hoje, tem espaço para 240 pessoas e opera com 80 funcionários, com projeto de expansão em andamento: um bar de espera para 100 pessoas, onde será servido chopp e entradas, decorado pela artista plástica Buga Peralta.

A especialidade do restaurante é o peixe, mas para quem prefere tem filé mignon e já serviu carne de jacaré de cativeiro, além dos drinks, como o Lagoa Misteriosa. O carro-chefe é a traíra sem espinha à moda da casa, escolhido pelo voto popular e por mais de 180 chefs. A casa foi premiada pela Revista Prazeres da Mesa como um dos melhores restaurantes do Centro-Oeste do Brasil. A cozinha é comandada pelo primogênito de João, o chef Felipe Caran, 38.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Rota Pantanal Bonito
Parceiros
Clima em Bonito MS