Notícia

Receba nossa newsletter:

30/07/2020 10:35

De trilhas a flutuação em águas cristalinas: saiba tudo sobre o Rio da Prata

Clique na imagem para ampliar
O Rio da Prata, está localizado no município de Jardim/MS, há 50 km de Bonito/MS. O local possui alta concentração de calcário, águas cristalinas e é famoso pela prática de diversas atividades relacionadas ao ecoturismo.
História
O Rio da Prata faz parte do Recanto Ecológico Rio da Prata. O local iniciou suas atividades em junho de 1995, quando recebeu os primeiros grupos de turistas. O objetivo inicial era criar um modelo de ecoturismo organizado, focado em qualidade e segurança, que combinasse o desenvolvimento regional com conservação ambiental. 

A visitação turística, aliada a medidas para mínimo impacto ambiental, passou a incentivar a conduta consciente na região. Assim, foram estabelecidas algumas regras a serem seguidas durante o passeio, como: limite de tamanho e intervalo entre os grupos, passeio guiado, andar em fila indiana e não sair da trilha, obrigatoriedade do uso de equipamentos durante o passeio, proibição de alimentar animais silvestres e coletar frutos e sementes, entre outros.

Passeios

Ao longo dos anos, o local foi se equipando e hoje oferece diversas opções de passeios para quem pensa em fazer trilhas em Bonito e ama o contato com a natureza.


Mergulho com Cilindro

Acompanhado por um mergulhador profissional, o visitante se aventura por incríveis águas cristalinas, repletas de variadas espécies de peixes, vasta vegetação e belos cenários subaquáticos.



Passeio a Cavalo

O passeio a cavalo é uma excelente oportunidade para contemplar a natureza, conhecer as práticas de pecuária na fazenda e cavalgar entre o gado. Tudo isso em um cenário de beleza única.

Observação de Aves

O passeio de observação de aves é realizado dentro da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Cabeceira do Prata, que já possui mais de 234 espécies registradas.



Flutuação

A flutuação, atividade mais popular do Rio da Prata, é feita com uma suave correnteza que leva os visitantes calmamente por um passeio subaquático, habitado por diferentes espécies de peixes e plantas. Cardumes de piraputangas, dourados, curimbatás, piaus, matogrossinhos e outros peixes do Pantanal são alguns dos companheiros durante a descida pelo rio.

A atividade é feita por cima da água, como se você estivesse boiando de barriga para baixo. Não é necessário saber nadar, a atividade é realizada com um colete salva vidas e roupas de neoprene, que auxiliam na flutuação. 

O passeio inicia na nascente do Rio Olho D’Água, uma imensa piscina natural de águas cristalinas, onde o guia ajudará todos a se equiparem com máscara e snorkel e treinar a flutuação para a explorar os arredores. Após essa preparação inicia-se a descida do rio. São cerca de 2 km de percurso, até o encontro dos rios Olho D’Água e Prata.

No início da flutuação é realizado um treinamento, onde o guia e um monitor do passeio irão ensinar como utilizar os equipamentos e procedimentos de segurança na descida do rio. Caso alguém apresente dificuldade de adaptação aos equipamentos e não possa realizar a atividade, o transporte do local vai buscá-lo e o levará para um passeio de barco com motor elétrico no trecho do Rio da Prata.

A idade mínima para realização da atividade é de 6 anos. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Caso a criança não consiga fazer o passeio e precise retornar é obrigatório que um responsável a acompanhe. 



Observações e Normas

Para preservar a fauna e flora da região, assim como proporcionar uma experiência completa e segura para os visitantes, o Recanto Ecológico Rio da Prata possui normas e segurança, tais quais: 

• Cada atividade de ecoturismo oferecida possui restrições médicas que devem ser checadas para verificar se o visitante está apto a fazer o passeio.

• Visitantes devem comunicar qualquer problema de saúde ao guia e recepção, que verificarão restrições médicas e informarão se é possível realizar as atividades.

• É proibido o consumo de bebidas alcoólicas antes das atividades.

Restrições

O passeio também proíbe o uso de repelentes e protetores solares para quem for praticar a flutuação em Bonito. Além de ser proibido o consumo de bebida alcoólica e lanches na trilha e na beira do rio.

Para ficar por dentro de todas as regras do passeio, acesse o link.

Certificado de Segurança em Turismo de Aventura

Uma das diretrizes de sustentabilidade do Rio da Prata é promover a conduta consciente em ambientes naturais, por meio da prática da atividade turística de baixo impacto ambiental, bem como de práticas seguras no turismo de aventura. 

Entre 2008 e 2010, o atrativo realizou a implantação do Sistema de Gestão de Segurança (SGS), o qual consiste em uma série de documentos, ações e procedimentos que visam prevenir a ocorrência de acidentes através das seguintes ações:

• Tornar os visitantes conscientes dos riscos envolvidos nas atividades na natureza.

• Inventariar, analisar e minimizar os riscos da operação turística, aumentando a segurança do visitante.

•  Organizar os procedimentos de tratamento e atendimento de emergências.

• Capacitar os colaboradores em primeiros socorros e atendimento a emergências.



O que levar?

Para aproveitar bem o passeio e voltar com lembranças para casa, recomendamos que você leve câmera fotográfica, dinheiro em espécie e cartão de crédito para gastos extras, roupa de banho e toalhas.

O recanto também recomenda incluir medicamentos de uso contínuo, ou de uso diário, além de antialérgicos, analgésicos e antitérmicos. Recomendam também pomadas para uso em caso de picadas de inseto ou alergia.

Monte o seu roteiro para Bonito com a Bonitour!

Ficou com vontade de conhecer o Rio da Prata? Monte o seu roteiro com a Bonitour! Em nosso site, você pode montar o roteiro da sua viagem para Bonito/MS de maneira fácil e rápida através do Roteiro Fácil, uma forma simples e prática para organizar a sua viagem. E baixando nosso aplicativo, você tem acesso ao seu roteiro, além das facilidades de check-in online e cashback nos destinos. Acesse o nosso site e confira.

Fonte: Bonitour Viagens e Turismo

 
Parceiros
Clima em Bonito MS