Notícia

Receba nossa newsletter:

21/02/2020 08:07

ESPECIAL IDB: venha conhecer o Aipim, o restaurante vai te surpreender

Clique na imagem para ampliar
Com uma gastronomia que é uma vivência gastronômica, o restaurante Aipim, em Bonito, nos faz ter a sensação que estamos em nossa própria casa. O ambiente é rústico, mas ao mesmo tempo sofisticado, além de ser repleto de histórias, amor e muita comida boa.

Duas capivaras, obra de arte em madeira, logo na entrada do restaurante já nos mostra que a cultura regional é muito valorizada no local. O cliente é recepcionado e tão bem atendido pela equipe que é como se fosse pertencente à família.

Ainda na porta do Aipim o cliente encontra o seguinte dizer:

“Bem-vindo, enfim você chegou!

Respire fundo e sorria...

Deixe suas preocupações de lado

Entre e sinta-se em casa”.


E é realmente desta forma que nos sentimos no Aipim...em casa. Com uma linda iluminação, o restaurante possui dois ambientes, sendo um deles totalmente climatizado.  Todo espaço foi pensado nos mínimos detalhes para deixar o cliente à vontade, para que saboreie uma boa refeição e tenha um momento especial.



Com as portas abertas desde agosto de 2016, o Aipim foi projetado pela arquiteta e designer de interiores Paula Ortiz, que é filha da proprietária. Do lado de fora nos deparamos com berrantes, muito verde, ar puro e uma horta de ervas. Já dentro do restaurante, os detalhes fazem a diferença, desde os espelhos, os azulejos antigos, os móveis e até um bolicho onde o visitante consegue realizar pequenas compras, este espaço é climatizado.




Magda Moraes é proprietária e chef de cozinha do Aipim. Economista por formação e cozinheira de coração, a simpática chef prepara os pratos com muito amor e carinho, isso pode ser visto através de um visor que mostra toda cozinha.




No mundo da gastronomia desde 1996 e levantando sempre a bandeira da comida brasileira e regional, Magda diz:
 “Tenho muitos fornecedores locais que é uma proposta que valoriza, enaltece e empondera as pessoas que moram na cidade. Gosto de fazer com que as pessoas conheçam a gastronomia local. Tudo é preparado na casa, fazemos uma cozinha tipicamente brasileira, com fundo de panela, ervas e especiarias”.




CARDÁPIO

O cardápio do Aipim é algo incrivelmente diferente, curioso e ao mesmo tempo delicioso. Os nomes dos pratos chamam a atenção, mas as misturas dos ingredientes de alta qualidade resultam em sabores que são maravilhosos e indescritíveis.

Um exemplo é o ‘Tira Fome’ que é pão de aipim feito na casa, manteiga com pimenta rosa, pesto de manjericão com castanha de bocaiúva e tomate confitado. Já imaginou comer ‘Nhoque de batata doce’? Pois é, no Aipim você consegue!




São tantos pratos incríveis e curiosos que fica até difícil selecionar apenas alguns para colocar nesta matéria. No Aipim, você também pode saborear o ‘Pintado molho maracujá’ (um filé de pintado grelhado no azeite, molho de maracujá –fruta, além de acompanhar arroz de coco e toque de castanha do Pará).

Pratos que já são conhecidos na culinária regional como rabada, arroz carreteiro, carne de sol na moranga, também são servidos no restaurante, mas a diferença é que tudo tem um toque especial da chef de cozinha que faz toda diferença no resultado final. No carreteiro, por exemplo, Magda inclui outros ingredientes. O carreteiro é feito com carne de sol artesanal, feita no próprio Aipim, linguiça calabresa, banana da terra, castanha de caju, salsinha e cebolinha. A chef também trabalha com aperitivos, saladas e prato Kids.

Todos os pratos são feitos na hora, tem um tempo de preparo de 60 minutos até chegar à mesa do cliente, sendo que as entradas levam em média 20 minutos. Devido ao trabalho, o único que precisa ser reservado até às 12h para ser servido no jantar, é o carro-chefe, ‘Pacu Assado’ na folha da bananeira. É um pacu sem espinha, temperado, recheado com farofa de banana da terra, assado na folha da bananeira em forno de pedra.
Acompanha arroz branco e pirão. 




Pensando na comodidade de seus clientes, o Aipim está com uma super novidade: ‘o Pegue e leve’. Agora, o cliente pode encomendar o Pacu Assado e levá-lo para comer no conforto de seu lar, basta reservá-lo com antecedência.

Além dos deliciosos pratos, o Aipim também oferece várias bebidas e sobremesas, todas repletas de ingredientes brasileiríssimos. A ‘Nhá Benta’ é um exemplo, a sobremesa é feita com ganache de chocolate meio amargo, doce de leite feito na casa, merengue e especiaria de guavira, que é uma fruta típica do cerrado.  Até as bebidas possuem nomes curiosos, como a caipirinha de tereré, famosa bebida do Estado que é servida com a erva e a bomba. É um sucesso, não pode deixar de experimentar!

HISTÓRIA E PRÊMIOS

Magda sempre foi muito ligada as suas raízes sul-mato-grossenses e apaixonada pelo Brasil. Desde 1996 à frente do sonho da cozinha brasileira, faz uma gastronomia com ingredientes frescos e locais, com memória afetiva e tradição.




A Chef de cozinha também é líder do ‘Convivium Slow Food’ que valoriza e incentiva o pequeno produtor. Em 2014, Magda esteve em Terra Madre, o maior encontro de produtores e cozinheiros, em Turim, na Itália. Ela levou a fruta Bocaiúva, fruto de uma palmeira nativa para ser catalogada na ‘Arca do Gosto’, Slow Food, culminando seu projeto ‘Bocaiúva palmeira da paz’.

Como pesquisadora, Magda Moraes também tem parte do livro chamado ‘Comida, Mulheres e Memórias Terena’, que revela a memória e culinária das mulheres Terenas, onde vocês podem conhecer no bolicho do Aipim.

Ainda em 2014, a chef de cozinha recebeu a estatueta do prêmio Dolmã da cozinha brasileira, bem como, o título de embaixatriz da cozinha sul-mato-grossense, em 2016.

Além de realizar consultorias, palestras e workshops, Magda também está presente em vários eventos gastronômicos nacionais e internacionais.

Fonte: Bonito Informa
Parceiros
Clima em Bonito MS