Notícia

Receba nossa newsletter:

20/12/2023 13:33

Gestão da Rota Pantanal Bonito integra projeto da Fundtur vencedor de prêmio nacional

Clique na imagem para ampliar
Com quatro iniciativas, Mato Grosso do Sul foi o estado com mais conquistas no Prêmio Nacional do Turismo 2023, entregue durante o Salão Nacional do Turismo, realizado recentemente em Brasília. Na categoria Governança e Gestão do Turismo, a Fundação de Turismo (Fundtur/MS) conquistou o primeiro lugar com o projeto de apoio e profissionalização das Instâncias de Governança Regional (IGRs), do qual faz parte a Rota Pantanal Bonito.


Na categoria “Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas”, Bonito conquistou o segundo lugar como primeiro destino de ecoturismo carbono neutro do mundo. Em terceiro lugar, ficou a Estância Mimosa, de Bonito, primeiro atrativo de ecoturismo do mundo a receber certificação Climate Positive. Na categoria “Valorização do Patrimônio Natural do Turismo”, o Buraco das Araras, de Jardim, classificou-se em terceiro lugar.


Gestão inovadora


Por meio de convênio com a Fundtur, a associação Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB), entidade mantida pela iniciativa privada, promoveu em 2023 o gerenciamento da IGR da Rota Pantanal Bonito, que integra os destinos turísticos de duas regiões consolidadas em ecoturismo: Pantanal e Serra da Bodoquena. Com repasse de recursos da fundação, o BCVB impulsionou a promoção da rota com o plano estratégico de marketing e divulgação.


O prêmio, segundo o presidente do BCVB, Rodrigo Coinete, reflete o excelente trabalho que a Fundtur vem desenvolvendo na gestão descentralizada e inovadora do turismo de Mato Grosso do Sul, que hoje se posiciona com grande destaque no mercado nacional e internacional. O dirigente citou a consolidação das IGRs em quatro regiões do Estado e destacou a importância da ação público-privada para impulsionar um turismo sustentável e de alto nível.


Referência nacional


“Com a liderança visionária do diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling, o planejamento estratégico e a profissionalização das regiões contribuíram para o sucesso do setor em governança e gestão do turismo”, disse Rodrigo Coinete. Além do BCVB, ao logo do ano a fundação formalizou as IGRs por meio de parcerias com as entidades privadas Campo Grande Destination (Rota Campo Grande dos Ipês) e Acepan (Rota Cerrado-Pantanal).


Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur, exaltou o trabalho reconhecido. “Estamos muito felizes com os prêmios que Mato Grosso do Sul ganhou no Prêmio Nacional do Turismo. É o reconhecimento da política pública do turismo de MS, que hoje, de fato, é referência para o turismo nacional. Isso concretiza um trabalho de quase sete anos, de muita consistência, responsabilidade, inovação e, claro, de muita entrega para o Estado”, disse ele.


Rota Pantanal Bonito:
www.bcvb.com.br
youtube.com/@rotapantanalbonitoms
instagram.com/rotapantanalbonitoms
facebook.com/rotapantanalbonitoms


(Assessoria de Imprensa da Rota Pantanal Bonito)
Parceiros
Clima em Bonito MS