Notícia

Receba nossa newsletter:

20/07/2022 09:24

Gruta do Mimoso é o mais novo atrativo turístico associado ao Bonito CVB/IGR Rota Pantanal Bonito.

Clique na imagem para ampliar
Além da atividade de contemplação, o atrativo oferece flutuação ou snorkeling e mergulho de batismo ou avançado, incluindo o espeleomergulho (mergulho de caverna). O acesso ao salão dos cones, onde “habitam” formações calcárias de quase oito metros de altura, é autorizado para mergulhadores credenciados. Para chegar ao local, é necessário um mergulho horizontal de 70 metros pelo interior da caverna, chegando aos 20 metros de profundidade.

Com formação geológica que remonta a milhares de anos, a Gruta do Mimoso surpreende o visitante pelas suas belezas. Conforme os olhos se acostumam com a luz interna, na medida que se avança pelos 78 degraus da escadaria (cujo elevação depende do nível de água na caverna), surgem as lindas formações de estalactites e estalagmites (formações que partem do teto e do chão) revelando todo o seu esplendor em um cenário único.

A cavidade foi descoberta nos anos de 1960, na fazenda Mimoso, mas somente 30 anos depois foi explorada por uma expedição francesa de espeleologistas, organizada pelo geólogo e mergulhador Augusto Auler. Foi a primeira caverna aberta para mergulho do Brasil e praticamente todos os mergulhadores brasileiros da primeira geração iniciaram seus treinamentos neste lugar incrível, com seus espeleotemas raríssimos, como crostas e cones.

Após dez anos de estudos e trâmites até a licença para a operação, dada pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), o novo atrativo foi aberto ao público e já se constitui em um dos mais visitados, com poucas vagas para o período de carnaval. Os preços do passeio variam conforme o calendário de alta e baixa temporada. As reservas são feitas no atrativo e agências de turismo, por meio dos vouchers.

Fonte: http://lugares.eco.br 
 
Parceiros
Clima em Bonito MS