Notícia

Receba nossa newsletter:

03/03/2023 16:41

Maioria dos atrativos de Bonito opera normalmente

Clique na imagem para ampliar
A maioria dos atrativos de Bonito e região está operando normalmente, retomando as atividades após os temporais que ocorreram na última semana de fevereiro atingindo a níveis recordes para o período, provocando alagamentos e interdição de acessos.

Os passeios que estão operando normalmente, listados pela secretaria municipal de Turismo, Indústria e Comércio, são os seguintes: Nascente Azul, Rio Sucuri, Gruta Catedral, Grutas de São Miguel, Gruta Lago Azul, Boca da Onça, Aquário natural, Rota Aventura, Lobo Guara, Barra do Sucuri, Cabanas Arvorismo, Trilha Boiadeira, Rota Zagaia, Praia da Figueira, Gruta do Mimoso, Buraco das Araras, Bio Park, Recanto do Peão, Recanto das Águas, Rio da Prata, Refúgio da Barra, Parque Ecológico Rio Formoso, Ceita Corê, Estância Mimosa, Serra Da Bodoquena e Rio do Peixe.

Além do Balneário Municipal, seguem fechados nesta sexta-feira (3) os atrativos: Balneário do Sol, Ilha Bonita, Estrela do Formoso, Parque das Cachoeiras, Ecopark Porto da Ilha, Balneário Jardim Ecopark (Jardim). Nascentes da Serra (Bodoquena) e Bosque das Águas.

Emergência

O prefeito da Capital do Ecoturismo, Josmail Rodrigues, decretou situação de anormal, caracterizada como de emergência em todo o município, fortemente afetado pelas chuvas de janeiro e fevereiro. Segundo relatório da Defesa Civil local, no acumulado dos dois meses foram registrados 729,5 mm de chuva, superando em 121% a média histórica deste período, que é de 329 mm.

A média histórica de pluviometria para os meses de janeiro e fevereiro, em Bonito, são de 189,5mm e 140,2mm, segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e Clima do Mato Grosso do Sul (CEMTEC). No entanto, neste ano registrou-se 234,5mm e 495mm, respectivamente, segundo monitoramento realizado pela secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA). 

O volume de 173 mm foi registrado apenas no dia 24 de fevereiro, num intervalo de 6 horas, causando diversos pontos de alagamentos e deixando pessoas ilhadas, tanto na área urbana como rural.

Em relação ao turismo, importante fonte de renda do município, o decreto de situação de emergência destaca os danos causados em atrativos, bem como o tempo em que estão fechados, deixando de gerar receita, tanto para os proprietários quanto para o município, como é o caso do Balneário Municipal, que segue fechado e sem previsão de reabertura devido ao nível do Rio Formoso.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Rota Pantanal Bonito
Parceiros
Clima em Bonito MS