Notícia

Receba nossa newsletter:

16/06/2023 10:15

Rota Pantanal Bonito: Selecionado pelo Mtur, Bonito se prepara para se tornar Destino Turístico Inteligente

Clique na imagem para ampliar
Maior destino de ecoturismo do Brasil, Bonito está entre os dez municípios selecionados na Estratégia Nacional DTI Brasil, o único de Mato Grosso do Sul. O resultado final foi divulgado pelo Ministério do Turismo. A Capital do Ecoturismo integra a Rota Pantanal Bonito, coordenada pela Bonito Convention & Visitors Bureau, juntamente com os municípios de Aquidauana, Bodoquena, Jardim, Miranda e Corumbá.

Para o prefeito Josmail Rodrigues, a aprovação do município no programa é uma grande conquista e o foco agora será adquirir toda experiência e conhecimento possível, visando o desenvolvimento do turismo. “Participar de um grupo de trabalho onde somente dez cidades brasileiras farão parte de um projeto internacional, possibilitará que o nosso destino tenha um planejamento atualizado e a execução de ações pautadas nos principais pilares de destinos turísticos inteligentes do mundo”, disse.

Certificado 

Os dez municípios são, por ordem de classificação: Foz do Iguaçu (PR), Goiânia (GO), Ponta Grossa (PR), Santos (SP), Joinville (SC), Vila Velha (ES), Fortaleza (CE), São Luiz (MA), Gramado (RS) e Bonito (MS). Em nota, o MTur parabenizou os selecionados e informou que, a partir de agora, essas cidades passarão por um diagnóstico que apontará uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local, além da capacitação de gestores locais do setor.

Os selecionados, após completarem o seu Plano de Transformação, receberão o certificado de “DTI em Transformação”, o que não significa que sejam destinos turísticos inteligentes, mas que estão no caminho para essa transformação.

“Temos trabalhado pelo crescimento do projeto DTI, pois acreditamos que desenvolver o turismo nos nossos municípios vai aumentar ainda mais a economia do país. Para isso, estivemos, inclusive, na Espanha, assinando um acordo com o governo de lá que prevê a parceria no que diz respeito aos Destinos Turísticos Inteligentes”, ressaltou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

Critérios de seleção

Para ser um Destino Turístico Inteligente, o município precisa ser um espaço turístico inovador, acessível a todos, consolidado sobre uma infraestrutura tecnológica que garante o desenvolvimento sustentável do território, que facilita a interação e integração do visitante com o entorno e incrementa a qualidade da sua experiência no destino e a qualidade de vida dos residentes.

Os municípios participantes foram selecionados a partir de critérios como existência de policiamento turístico, plano de mobilidade, programa ou plano estratégico de cidade sustentável e/ou cidade inteligente, ações ou projetos relacionados ao desenvolvimento da economia criativa no destino, entre outros quesitos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Rota Pantanal Bonito, com informações do Mtur
 
Parceiros
Clima em Bonito MS