Notícia

Receba nossa newsletter:

12/06/2023 10:13

San Francisco, no Pantanal e próximo de Bonito, é o lugar onde mais se observa a vida selvagem

Clique na imagem para ampliar
Quer conhecer um pedaço do Pantanal que representa todas as características e nuances desse ecossistema considerado patrimônio da humanidade? A fazenda San Francisco, distante 160 km de Bonito e a 30 km de Miranda, é o lugar indicado não somente pela rica biodiversidade e ambiente relaxante, mas pelo comprometimento dos proprietários com a sustentabilidade, aliando, num mesmo espaço e em harmonia, o gado, a onça-pintada e a lavoura. 

A fazenda situada no km 586 da BR-262 tem múltiplas atividades econômicas de ponta, do agro ao ecoturismo, proporcionando uma vivência diferenciada para quem a visita por um ou vários dias. É considerado por especialistas um dos melhores lugares para observação da vida selvagem, sobretudo os felinos e aves, com um dos maiores registros de aparição da onça-pintada. A propriedade mostrou, ao longo dos anos, que é possível a convivência gado-onça.

O motivo desta diversidade de animais é a abundância de recursos alimentares em diferentes ambientes, como os campos abertos, vazantes, cerrados, corixos, rios e lavouras de arroz irrigado. Por trás desse paraíso, está a família Coelho, que buscou a tecnologia para alcançar o sucesso e hoje apoia importantes projetos científicos e de conservação de espécies ameaçadas de extinção, como a onça-pintada, a jaguatirica, a arara-azul e o papagaio-verdadeiro.

Refugio da fauna 

O ecoturismo foi implementado a partir de 2000 e o atrativo ganhou logo fama pelo mundo pelas mãos dos proprietários, Roberto e Beth. Eles saíram pelo planeta, participando de feiras e outros eventos, mostrando as belezas da fazenda e um negócio chamado de Agro-Ecoturismo que deu certo. “Quando a gente entregava um folder onde aparece eu e o Roberto atravessando uma vazante no lombo do cavalo as pessoas se impressionavam”, conta Beth.

Modelo pouco convencional na integração de três atividades distintas, a San Francisco é um dos atrativos mais visitados no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Há três formas de conhecer: estando hospedado, bate-volta (saindo de Bonito ou Miranda) ou day-use. Os pacotes incluem safari fotográfico, trilhas na mata e com mirante, focagem noturna, cavalgada, canoagem, passeio de chalana, pescaria de piranhas, observação de aves e churrasco pantaneiro. 

“Mais de 70% do Pantanal temos na fazenda, só de aves catalogadas são 390 espécies”, diz Beth, que assumiu a parte do turismo, enquanto Roberto cuida da pecuária e do arroz irrigado. Das quatro filhas, Carol e Roberta se especializaram em ecoturismo e também estão à frente do empreendimento. “Estamos conseguimos transferir para as gerações o que recebemos de herança, e o que é mais importante, nos ajudando a cuidar e preservar de tudo isso.”

A fazenda é parte da herança recebida pelo pai de Roberto, o médico Hélio Coelho, do patriarca da família, Laucídio Coelho, que adquiriu 100 mil hectares de terras na região em 1973. Hélio se especializou na Califórnia, onde conheceu e casou-se com Cynthia, enfermeira de origem americana. Ao avistar a Serra da Bodoquena, ele lembrou-se das colinas da cidade natal de Cynthia e resolveu homenagear a esposa batizando a fazenda de San Francisco.

Rota Pantanal Bonito:
bcvb.com.br
youtube.com/@rotapantanalbonitoms
instagram.com/rotapantanalbonitoms
facebook.com/rotapantanalbonitoms
fazendasanfrancisco.tur.br/

Fonte: Assessoria de Imprensa da Rota Pantanal Bonito
Parceiros
Clima em Bonito MS